Dicas de Citações e Referência de Citações
Por: lauraportela • 4/11/2016 • Resenha • 893 Palavras (4 Páginas) • 414 Visualizações
Seguem algumas dicas de como realizar as citações e referências nas citações trazidas na pesquisa.
Citações
Durante a elaboração dos capítulos do seu trabalho, é fundamental a presença de citações. Por exemplo: se eu quiser conceituar “direitos humanos”, não posso apenas apresentar um conceito meu. Deverei apresentar o que os autores da área trazem como conceito de direitos humanos. Desta forma, o trabalho se mostrará fundamentado. Assim deve ocorrer com os conceitos, teorias, e demais assuntos que forem abordados durante a pesquisa. Quando você copia um trecho de algum autor, você está realizando uma citação. Então esse trecho copiado deverá ficar em destaque.
- As citações longas (o trecho copiado tem mais de 3 linhas), ficam com recuo de 4 cm, letra 10 e espaçamento simples (sem itálico nem aspas). Verifique no “manual do plágio” na página 4 os exemplos das citações diretas longas.
- As citações curtas (até 3 linhas) ficam no próprio parágrafo, entre aspas ou itálico. Verifique também no “manual do plágio” na página 4 os exemplos das citações diretas curtas.
Se a cópia não é literal, a citação é indireta. Você falará com suas palavras uma ideia de um determinado autor, então o texto não precisa ficar em destaque (pois são suas palavras), mas deve constar a referência de onde veio esta ideia citada (confira no final página 3 do “manual do plágio” a explicação sobre citação indireta).
Referências após citação
Logo após toda citação (seja direta longa ou curta, ou ainda citação indireta) você deve fazer constar a obra de origem daquela citação. Existem dois tipos de referências nas citações: por “autor-data” e “numérica por nota de rodapé”.
No sistema autor-data (indico que utilizem este sistema, de preferência): a referência fica entre parênteses, devendo constar: sobrenome do autor em letras maiúsculas, o ano da obra, e a página (se houver). Exemplo: (SILVA, 2002, p. 34). Se o nome do autor estiver no texto, ele fica apenas com a primeira letra maiúscula, por exemplo: Silva afirma que x e y. (2002, p. 34).
Segue exemplo de uma citação direta longa, com a referência ao final no sistema autor-data:
Todos os seres humanos devem ter asseguradas, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também, devem ter a possibilidade de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. Esse conjunto de condições e de possibilidades associa as características naturais dos seres humanos, a capacidade natural de cada pessoa e os meios de que a pessoa pode valer-se como resultado da organização social. É esse conjunto que se dá o nome de direitos humanos (DALLARI, 2004, p. 12).
Observe que neste trecho eu citei o autor de sobrenome Dallari, numa obra editada em 2004 na página 14. Os artigos de internet podem ser citados da mesma forma. Se não tiver página, basta colocar (SOBRENOME, ano).
No sistema numérico por nota de rodapé, logo após a citação você deverá inserir uma referência numérica. Verifique abaixo como fica a citação direta longa com a referência numérica, e observe que na nota de rodapé (ao final da página) não ficam apenas sobrenome ano e página, mas sim dados completos da obra citada.
Todos os seres humanos devem ter asseguradas, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também, devem ter a possibilidade de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. Esse conjunto de condições e de possibilidades associa as características naturais dos seres humanos, a capacidade natural de cada pessoa e os meios de que a pessoa pode valer-se como resultado da organização social. É esse conjunto que se dá o nome de direitos humanos.[1]
...