Feliz ano novo
Por: Fedex150584 • 9/11/2015 • Resenha • 333 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
Feliz ano novo
O conto Feliz ano novo foi escrito por Rubem Fontoura e foi publicado em 1975. O titulo do conto é uma metáfora, pois imagina- se que narrara uma festa de fim de ano onde a muita alegria, na verdade é ao contrario. Uma festa onde ocorre violência, tristeza e medo por partes das pessoas que estão ali envolvidas nessa confraternização e presenciam assalto e assassinato cometidos por Pereba, Zequinha e o narrador ( sem identidade ).
Depois de roubar os pertences das vitimas e comida, festejam a virada de ano juntos e o narrador ainda finaliza o conto dizendo: “Que o próximo ano seja melhor. Feliz ano novo”.
O conto feliz ano novo trata-se de uma narrativa do inicio ao fim. O autor retrata por meio do conto como são frias as pessoas e que não se preocupam com ninguém. Pereba, Zequinha, Lambreta e o narrador queriam ter uma festa de fim de ano como acontece nas casas ricas do Rio de Janeiro, cheias de fartura e riquezas, para tanto cometem assaltos para poder alcançar seus objetivos.
Percebe-se que o conto apresenta um linguajar claro e direto por ser utilizada palavras cotidianas, coloquiais expressando a sua relação com o mundo. “Brincadeira eu disse. Afinal, eu e Zequinha tínhamos assaltado um supermercado na Leblon, não tinha dado muita grana, mas passamos um tempão em São Paulo na boca do eixo, bebendo e comendo as mulheres. A gente se respeitava”.
Percebe-se que diante dos fatos o conto apresenta personagem sem identidade, linguajar violento, o retrato da realidade nua e crua, presença dos momentos de tensão dentre outros.
Recomendo a leitura deste conto, pois ele nos mostra como Rubem Fontoura através da sua narrativa conseguiu causar o sentimento nos seus leitores de inovar, mudar, quebrar paradigmas, mostrando como no mundo de hoje permeia essa violência provinda do ser humano que não se preocupa com o outro e também a violência urbana, marcada pelos roubos, sequestros e estupro.
...