O Caso Concreto
Por: glmrocha • 2/5/2019 • Trabalho acadêmico • 297 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
Caso concreto 1.
Questão discursiva:
A diferença mais evidente entre o pensamento científico e o senso comum é que enquanto o primeiro utiliza de comprovação prática de suas teorias, o segundo não precisa sequer de um embasamento lógico, apenas que a pessoa acredite naquilo que está sendo dito. O senso comum geralmente é passado de geração em geração, enquanto o pensamento científico busca sempre a forma mais correta daquilo que afirma, as vezes refutando e reinventando a si mesmo. Dizer que comer manga com leite faz mal é um exemplo de crença baseada em senso comum e refutada pela ciência, assim como dizer que se você esfregar e colocar a aliança sobre um terçol irá curar.
Questão objetiva: e).
Caso concreto 2
Questão discursiva:
A matéria prima das ciências sociais é complexa pois é subjetiva. Então é uma contante busca pelo fato, através de investigações, encontrando verdades e tira-se o que tem em comum entre elas pra se aproximar mais do que realmente aconteceu, para que possa ser usado como objeto de estudo. Há uma dificuldade na obtenção do fato, puramente como ocorrido, pois cada ser humano que o testemunhou o vê de uma maneira subjetiva, com suas lentes históricas e de moral própria, portanto cria seu julgamento e transmite a sua verdade.
Questão objetiva: A.
Caso concreto 3
Questão discursiva:
- Método do relativismo cultural. Compreender, comparar e aceitar culturas distintas, sem eleger uma como superior a outra.
- O relativismo cultural permite uma análise mais limpa sobre os pontos negativos e positivos de cada cultura, pois não leva em conta uma visão etnocêntrica. Portanto, as vezes Franz Boas se dá conta que alguns pontos de sua cultura, que é tida como modelo, estão absurdamente errados, em seu ponto vista, e a cultura alheia e vista como marginalizada é relativamente mais positiva.
Questão de múltipla escolha: D.
...