O Caso Concreto
Por: Ramon Lopes • 9/5/2020 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
Aluno: Ramon Lopes Erthal
Matrícula: 201902086732
CASO CONCRETO 01
Resposta: Letra D
JUSTIFICATIVA
a) a obrigação de indenizar decorrente da aluvião e aquela decorrente da avulsão.
Incorreta: A aluvião é forma de aquisição de propriedade que não gera indenização (artigo 1.250, CC). Ela ocorre quando os depósitos e aterros naturais ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio de águas, aumentam o terreno que está localizado às margens do curso d´água. A obrigação de indenizar decorrente da avulsão, por seu turno, constitui obrigação propter rem, pois decorre do direito de propriedade adquirido por aquele em prol de quem a faixa de terra avulsa se deslocou (artigo 1.251, do CC).
b) a hipoteca e o dever de pagar as cotas condominiais.
Incorreta: A hipoteca é direto real de garantia e não obrigação decorrente do direito real. Já pagar as cotas condominiais é obrigação propter rem, pois decorre do direito de propriedade.
c) o dever que tem o servidor da posse de exercer o desforço possessório e o dever de pagar as cotas condominiais.
Incorreta: O servidor da posse não tem o dever de exercer o desforço possessório, mas o direito de exercer o desforço, caso queira. Já o dever de pagar cotas condominiais é obrigação propter rem, pois decorre direito real de propriedade.
d) a obrigação que tem o proprietário de um terreno de indenizar o terceiro que, de boa-fé, erigiu benfeitorias sobre o mesmo.
Está correta, pois o proprietário de um terreno tem a obrigação, que decorre do direito de propriedade, de indenizar o terceiro que, de boa-fé, erigiu benfeitorias em seu terreno. Vide artigos 1.253 a 1.259, do CC.
...