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O MUNDO SENSÍVEL

Por:   •  4/6/2017  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

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MUNDO SENSÍVEL

  • Diferente de Platão que buscava a respostas para o mundo sensível fora do mesmo, Aristóteles acreditava que as respostas para o mundo sensível deveria ser encontrada dentro do próprio mundo sensível.

MATERIA E FORMA

  • Matéria seria a composição de determinado ser, por sua vez a FORMA é o que faz determinado ser, ter o formato que tem. Sendo a forma mais perfeita do que a matéria.
  • Não é possível que exista pura e simplesmente MATERIA PURA E FORMA PURA sendo esses apenas conceitos, o que podemos encontrar é a relação dos dois, ou seja, forma com matéria ou matéria com forma.
  • A Matéria é o que vai individualizar os seres, sendo a forma o que ira diferenciar os seres em espécies e gêneros.
  • A forma não pode ser mudada ao contrario da matéria que pode ser mudada.
  • O ser busca a mudança da matéria, pois estas sempre buscando a perfeição sendo assim têm o ato de mudança de matéria podendo levar a mudança de forma.
  • Portanto a mudança é algo racional, que deve acontecer e ser conhecido. A finalidade da mudança é atualizar a potencias da matéria. A mudança pode ser colocada como realização.

AÇAO HUMANA

  • A ação do homem busca atualizar suas potencias, realizando assim a forma. As ações sempre tenderam para o lado do bem sendo esse o fim buscado.
  • A Ética é o caminho que o homem usa para o seu bem, sendo o ser humano, ser que se organiza em sociedade, logo a Ética buscara o bem para a polis, ou seja, o bem para a sociedade como um todo.

ETICA E FELICIDADE

  • A Ética tem como finalidade a busca pelo bem da polis, proporcionando por sua vez a felicidade, sendo essa o bem mais buscado pelo homem.
  • BEM é aquilo que todas as coisas tendem. Ex: o homem tende a buscar pela felicidade.

ETICA E POLIS

  • O homem busca a felicidade separadamente, ou seja, o homem busca a felicidade desejando a felicidade e nunca uma coisa que venha em virtude de ter obtido felicidade.
  • O homem é um ser político, ou seja, que busca se organizar em sociedade e essa sua forma de vida é natural.
  • Portanto a ética do homem deve buscar sempre a felicidade da sociedade como um todo. Sendo assim impossível falar sobre ética sem relaciona-la com cidadania (vida em sociedade.
  • Sendo assim o bem-comum a união de ética (ações nobres) com a cidadania ( vida em sociedade), ou seja, o bem comum seria ter ações nobres para buscar uma vida com mais felicidade em sociedade .

ETICA EM RELAÇAO A AÇAO HUMANA.

Como todos os outros seres o ser humano agem atualizando sua potencias, porem existe algumas particularidades dos seres humanos.

  • Em virtude do ser humano ter a vontade livre, os acidentes são predominantes nas ações humanas.
  • As ações humanas são projetadas para o futuro, não sendo este uma possibilidade única e universal, ou seja, o futuro é algo mutável.
  • O ser humano é misto de racionalidade e desejos.

PROBLAMAS DOS DESEJOS PARA ETICA

  • Os desejos, paixões são a busca do ser humano pelo prazer, tendo a finalidade de fugir da dor, logo podem nos levar ao vicio.
  • O dever da ética é controlar os desejos para que não se tornem vícios.

O que são vícios? E sua relação com a ética.

  • Vícios são os excessos ou falta entre dois extremos, ou seja, quando deixamos que nossos desejos, serem mais fortes do que nossa racionalidade.
  • Ética por sua vez requer escolhas, ou seja, ela não se deixa levar pelos vícios.
  • A Moderação, é realizar os desejos porem sobre o olhar da racionalidade, cuidando para que os desejos não se tornem vícios.
  • Diferente de Platão, que despreza o mundo sensível, Aristóteles valoriza as ações, dizendo que so nos tornamos seres bons através da pratica de boas ações.

VIRTUDE

  • A virtude é o saber se colocar ao meio das situações, ou seja, é o meio termo das ações humanas. Ex: Coragem, pois se coloca no meio da covardia e da temeridade (falta de medo).

ATO VIRTUOSO

  • A pessoa que realiza o ato sabe o que esta fazendo e conhece o que esta fazendo.
  • A ação passa por um processo de escolha e a ação é executada pelo responsável pelo processo de escolha.
  • A pessoa realiza a ação em função de algo interno e permanente, sendo assim virtude.

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