TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio ambiente e Revolução Industrial

Por:   •  9/5/2022  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Feevale

                        Meio Ambiente e Revolução Industrial

        Inegável é que o meio ambiente sofre cada vez mais com o estilo de vida moderno. Este modelo de sociedade tem influência direta da revolução industrial.

        Hoje em dia para podermos suprir nossas “necessidades” de consumo, acabamos por causar sérios danos ao meio ambiente, exemplo disso é a plantação de alimentos em larga escala, extremamente necessária para a nossa sobrevivência, porém da maneira como é feita, de forma desordenada e não respeitando o ecossistema, o crescimento da desertificação é uma realidade cada vez mais presente, para citar apenas um dos seus efeitos.

        Percebe-se, que algo está errado com o sistema que temos hoje, aproximadamente um terço da população das grandes cidades vive em favelas, em condições precárias, reflexo de um país pobre, de uma democracia nova e frágil e de um histórico nefasto de dominação social e racial feita através do poder do capital.

        Pode-se dizer, portanto, que o meio ambiente como um todo, é afetado pela revolução industrial, tanto o homem quanto a natureza sofrem seus efeitos, parece não haver limites na busca pelo capital, por certo a produção industrial está acima de qualquer norma ambiental, eis que gera lucro para o capitalista.

        Exemplo disso, é o que vemos no curta Ilha das Flores onde seres humanos figuram depois dos porcos na escala de distribuição de sobras de feira. Onde o dono dos porcos dá para seres humanos o que sobra, ou o que “não serve” para alimentar os porcos. Esta narrativa parece absurda, mas é a triste realidade de nossos dias, onde mais uma vez os ser humano fica em segundo plano, pois o lucro com os porcos é mais importante.

        Parece que cada vez mais perdemos nossa humanidade, ou ainda não entendemos bem seu significado. Mas há esperança, uma vez que a insatisfação com atual modelo cresce a cada dia, percebe-se o crescimento das manifestações populares o que é importante para que consigamos reverter esta situação, criando um meio ambiente sustentável em que todos possam viver em harmonia, onde os humanos não terão mais que dividir as sobras de alimentos com os porcos e que o capital não seja o principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com