O Sociologia Jurídica
Por: Geraldogpi • 10/3/2023 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 75 Visualizações
INTRODUÇÃO
A importância da Sociologia Jurídica para o Direito
O presente trabalho busca fazer um estudo relacionado a importância da disciplina Sociologia Jurídica para o âmbito jurídico. Objetivando exaltar a relevância que a Sociologia Jurídica tem para os jurisconsultos na defesa de suas teses e aplicações de sentenças judiciais. Observando que não se deve somente levar em consideração as leis e os códigos, mas também como aquele conjunto normativo se aplica na sociedade.
DESENVOLVIMENTO
Sociologia Jurídica no Direito
A Sociologia Jurídica é uma disciplina propedêutica nos cursos de Direito brasileiro, geralmente é ensinada nos períodos iniciais da graduação.
A sociologia jurídica visa ampliar a visão dos aplicadores do direito, no que tange ao conhecimento sociológico para a melhor aplicação do Direito na sociedade, analisado que o homem, segundo a ciência, é um ser social, ou seja, o homem não é autossuficiente para viver isolado.
No entanto, foi preciso a existência de um instrumento que ordenasse a sociedade, para que o equilíbrio social prevalecesse. Este instrumento de controle social é o direito que rege na atual sociedade brasileira.
Entretanto, como foi analisado pelas escolas jusnaturalistas e jus positivistas, o direito não pode se isolar apenas no que diz respeito ao conjunto normativo, mas também nas regras e costumes do trato social. É preciso fazer esta junção entre a sociologia e o direito, para os juristas obterem um conjunto de fundamentos na tomada de suas decisões.
O estudo da sociologia jurídica proporciona também aos discentes a capacidade de avaliar os efeitos da política, gerando o pensamento crítico dos estudantes de direito, fazendo com que evitem a utilização do senso comum, e busquem nutrir seus pensamentos com compêndios recheados de conhecimento cientifico. Auxiliando na formação de profissionais capazes de interpretar as situações sociais e os seus impactos no âmbito jurídico de maneira ampla.
A Sociologia Jurídica abre portas para o entendimento do fato social e as ideologias sociológicas importantíssimas propostas por Émile Durkheim, Frederic Engels, Karl Marx, Max Weber, dentre outros sociólogos que contribuíram para a evolução do pensamento social.
A Sociologia Jurídica é a ferramenta para a construção do ente jurídico, como foi citado a cima, ou seja, trabalha com os elementos de interdependência entre o social e o jurídico.
A Sociologia Jurídica possui o papel de conduzir o estudante de Direito a uma reflexão sobre o sistema jurídico e sua realidade, auxiliando-o a entender a função das profissões jurídicas que pretende exercer. A relevância da disciplina de Sociologia do Direito está relacionada com a manutenção de visão acerca das relações sociais, evitando distanciamento dos procedimentos do Direito.
O Direito só se justifica no meio social, isto é, a norma jurídica é um resultado da realidade social, um fato social. Ela emana das sociedades, por meio de seus instrumentos e instituições destinadas a formular o Direito, por isso a sociologia jurídica obtém tamanha importância para o saber jurídico.
CONCLUSÃO
Diante o exposto fica explícita a importância da Sociologia Jurídica na esfera jurídica, pois os aplicadores do direito precisam ter um embasamento sociológico em suas decisões, refletindo o que a sociedade tem como objetivos, crenças e valorações, pois uma norma ou um sistema jurídico são criados conforme a necessidade do meio social, o que faz com que o Direito se torne um fato social que vem acompanhado de consequências para a vida em sociedade.
...