TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oiiuhijb

Por:   •  14/10/2015  •  Ensaio  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO DE CITAÇÃO

                    BULLYING – DOR, SOLIDÃO E MEDO                                      1A

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: CARRELI, Gabriela, Bullying – Dor, Solidão e Medo. Revista Veja – 16º edição, 20 de abril de 2011.

 “Cerca de 80% das escolas brasileiras não punem valentões agressores. Falta ao Brasil uma lei federal destinada a castigar os autores desse crime”. (CARRELI, 2013, p.2)

ONGs são criadas para coibir as agressões, na qual o psiquiatra Gustavo Teixeira criou o Manual Anti-bullying.

                          Colégios deveriam distribuir cartilhas que fala sobre o Bullying, para fazer com que alunos não agridam os outros, muitas escolas particulares abafam os casos por medo de perder clientes. Outro aspecto preocupante é que muitas instituições de classe, ao sugerir apoio psicológico, tentam reforçar a tese de que crianças agredidas podem ter uma propensão a isso – como se o problema estivesse na vítima e não na instituição. (CARRELI)

 Mas, no atual estágio da civilização, tornam-se inaceitáveis as desculpas clássicas para não fazer nada contra a tortura psicológica e física de crianças e adolescentes que se destacam da média por um defeito como gagueira, uso de óculos, obesidade, magreza excessiva ou pelo desempenho acadêmico estelar. Vítimas que sofreram, na infância humilhações por se encaixar em um dos principais defeitos, fazem tratamentos psicológicos até hoje para “esquecer” o que sofreu. (CARRELI).

“Não existe combate efetivo ao bullying sem regras nem fiscalização”, conclui a especialista americana Dorothy Espelage. (CARRELI).

Mesmo que a prática seja coibida nas escolas, os danos podem ser irreversíveis à criança, o trauma permanece e gera uma baixa auto-estima no menor. Entre as consequências do pós-bullying, estão danos à capacidade de aprendizado, que pode se tornar superficial, dificuldades de concentração nas tarefas escolares e a criança pode ficar preocupada com a abordagem de agressores a qualquer momento.

Vítimas dizem que nunca vão estar 100% curados e nada vai fazer apagar da memória lembranças dolorosas.

Indico para alunos, professores e funcionários de escolas públicas e privadas.

LOCAL: ACERVO PESSOAL

Renata Lago Moraes – 1º Semestre Serviço Social - Noturno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com