Oque é Jurisprudência?
Por: Bruna Santiago • 15/10/2018 • Resenha • 359 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
RESUMO IED
Oque é jurisprudência?
Conjunto das decisões e interpretações das leis feitas pelos tribunais superiores, adaptando as normas às situações de fato. dogma jurídico, ciência do direito e conjunto de decisões reiteradas dos tribunais acerca do mesmo assunto e no mesmo sentido”
Oque é súmula vinculante?
Um novo método de trabalho, capaz de gerir, de modo mais eficiente, as decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal em situações similares. Com valor de lei, mas não é lei.
Oque é Teoria do mínimo ético?
Essa teoria consiste em dizer que o direito representa apenas o mínimo de moral declarado obrigatório para a sociedade sobreviver.
Uma jurisprudência que não ganhou poder de vinculante tem que valor?
Valor de lei para o processo, mas para terceiros é um mecanismo de inspiração para o operador do direito.
Bilateralidade atributiva?
A bilateralidade atributiva é uma das características essenciais da norma jurídica, que a separam da norma moral. Consiste no fato dessa espécie de norma possuir, sempre, dois lados: de um, atribui um direito subjetivo; de outro, um dever jurídico correspondente.
Elementos:
Justiça legal:
É aquela em que a sociedade estabelece o seu dever para com o Estado, e o indivíduo para com a sociedade. Ex: serviço militar obrigatório.
Conceito de justiça e equidade
* Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos. Justiça é de um ideário
* Equidade é igualdade, simetria, retidão, imparcialidade, conformidade no caso concreto.
Matérias propedêuticas -ensinar previamente". Trata-se de um curso ou parte de um curso introdutório de disciplinas em artes, ciências, educação, etc. É o que provém ensinamento preparatório ou introdutório, os chamados conhecimentos mínimos.
Oque é heteronomia? Heteronomia significa dependência, submissão, obediência. É um sistema de ética segundo o qual as normas de conduta provêm de fora.
Quais os instrumentos de controle social?
O direito, a moral, as regras de trato social etc.
Qual a função típica e atípica do poder legislativo?
Típica: criar, aprovar e rejeitar leis dentro do ordenamento jurídico brasileiro. Além disso, o poder legislativo é responsável pela fiscalização contábil do país, aprovando orçamentos necessários para a execução das ações previstas.
É de sua natureza atípica executiva, por exemplo, fazer a execução de todo o regime dos recursos humanos (contratações, demissões, pagamentos, férias, etc) das assembleias.
...