PIRULITO PIPOCA E AMENDOIM NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO
Por: Karen Alves • 4/10/2019 • Trabalho acadêmico • 4.956 Palavras (20 Páginas) • 213 Visualizações
TEXTO
PIRULITO
PIPOCA
E
AMENDOIM
NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO
Autor: Jorge Katallão
Adaptação: Paulo Fernandes
FICHA TÉCNICA
TEXTO: Jorge Katallão
ADAPTAÇÃO e DIREÇÃO: Paulo Fernandes
PRODUÇÃO: Elisângela
ELENCO PERSONAGEM
KAELL LUZ___________________ PIRULITO
PAULO FERNANDES____________ PIPOCA
ANDERSON RIBE_______________ AMENDOIM
ALINE SEREIA_________________ ALGODÃO DOCE
VANESSA ARAUJO______________ BALA
NANNY CAMPOS________________ COCADA
CARLA MORENO________________ MARIA-MOLE
KAREN ALVES_________________ DOCE DE LEITE
ANTONIO DE ASSIS_____________ BOMBOM
JADE PINHEIRO________________ FADA
APRESENTAÇÃO
Em um texto criado por Jorge Katalão, que além de autor é ator, duble e dançarino. O texto teve adaptações efetuadas por Paulo Fernandes, Autor, Ator e diretor, tendo este atuado em várias peças teatrais, como A Santa Mulher Rita de Cássia, Ópera do Malandro, Auto da Compadecida, Beijo no Asfalto, Decote, Amo minha Mulher e Odeio minha Sogra, O Mambembe, Não me Deixe Só e etc., assim como, participações em curtas e médias metragens, tais como: Lázaro Não ressucitará Jamais, Banho Tcheco, Só em Caso de Necessidade, Vida Injustiça dentre outros e como Autor dos Textos para esquetes O Palhaço Sem Circo e Papai e Mamãe., trazendo assim, para interpretar este texto, um elenco engajado em demonstrar o mundo mágico dos doces em momentos de diversão e comoção.
O diretor Paulo Fernandes, procura trazer de forma doce e suave, a origem dos doces e a esperança por um sonho, onde tenta-se comprovar, que onde se tem um objetivo e esperança, tudo pode acontecer, como forma de mostrar que temos sempre que buscar realizar nossos sonhos.
Contudo, o texto procura fazer com que o público infantil saiba como são feitos os doces,a disputa entre eles e a busca para realização de um sonho, mas o texto mostra que acima das problemáticas, existe o amor, a compaixão e a felicidade entre todos os personagens envolvidos.
JUSTIFICATIVA
A importância do projeto é cultural e sócio-educativo, pois mostra valores como a solidariedade, a compaixão e a luta pelo objetivo.
É uma oportunidade em demonstrar para as crianças as diferenças entre os doces e as diversas formas de preparo e de que forma são trazidos até elas. Lógico, tudo dentro de um contexto onde são criadas situações que tem tudo para prender a atenção do público infantil, com graça, leveza e muita diversão.
SINOPSE
Os doces Pirulito e Pipoca estão sempre juntos, quando começam aparecer os outros doces, tipo Amendoim, Bala, sempre acompanhada da Cocada, Maria-Mole, Doce-de-Leite, que a acompanham em total bajulação, e tem o Bombom que se acha o doce mais gostoso e o mais pretendido pelas crianças . Cada um começa demonstrar a forma que são feitos, uns demonstrando tristeza por sua criação sofrida e outros pela importância que despertam no público não só infantil, mas nos adultos, resumindo, as chamadas gentes.
O Pirulito, é único dos doces que não está satisfeito com seu futuro, pois está em extinção em comparação aos demais doces, pois ele, especificamente, só é usado em festas infantis, enquando os demais, são usados em várias festividades.
Este fato o deixa muito triste, sempre acompanhado por um boneco, insatisfeito com sua situação, alimentando um sonho de um dia querer ser criança, sonho aos olhos dos demais doces, impossível de ser realizado e assim, é o Pirulito o mais triste de todos, mas que irá despertar o espírito coletivo, a harmonia e o surgimento de um personagem inusitado e crucial para a final do drama vivido por ele. Séra que o sonho do Pirulito será realizado? Será????
CENÁRIO
Um painel com desenho de circo, cinema, parque e demais imaginações. Todos as Luzes acesas em um canto do palco
........................................................................................................................
CENA 1
PIPOCA: Oi, pirulito, como vai? Tá triste? Tu tá de um jeito que parece que está tão longe.
PIRULITO: (falando sozinho) O que eu queria mesmo, era ser igualzinho a este boneco.
PIPOCA:(grita) Ei!!! Pirulito aonde você está? Parece que está no mundo da lua!!
PIRULITO: (se assustando) Eu estava tão distraído que não percebi que você estava ai.
PIPOCA: Deu agora para brincar de boneco? Você não é gente...você é um doce.
PIRULITO: É assim que eu queria ser, igual a este boneco, por que eu como doce, não posso fazer muitas coisas.
PIPOCA: Ih! Pirulito. Pára com isso eu hein! Tu é bobo é? Já te falei que você é um doce.
PIRULITO: É pipoca, eu sei, tá tarde. Vamos dormir
Saem os dois. Em off, ouve-se um barulho e Pirulito e Pipoca, como se estivessem dormindo, acordam e um pensa que o outro está fazendo barulho.
PIRULITO: (Em off) Pára de fazer barulho pipoca. Eu quero dormir
PIPOCA: (entrando junto com o Pirulito, ambos com medo, olhando os lados) Ué, eu pensei que quem estava fazendo barulho era você.
PIRULITO: Se não foi eu e não foi você...
PIRULITO e PIPOCA: Quem será então?
De repente ouve-se um barulho e Pipoca e Pirulito, gritam e começam a correr cada um para um lado e nesta hora, o Amendoim entra se espreguiçando e se choca com o Pipoca.
PIPOCA: Eu nunca vi isto...
PIRULITO: Nem eu também.
CENA 2
Amendoim após o choque, olha para os dois e continua se espreguiçando
...