Pesquisa Casos Concretos
Por: cindybalieiro • 5/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.088 Palavras (13 Páginas) • 356 Visualizações
A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS O PODER DA LIBERTAÇÂO
Este trabalho tem a finalidade de auxiliar os novos convertidos, a intender e compreender como manusear e ler a Bíblia. Espero que o Espirito Santo de Deus possa me iluminar para que eu escreva segundo e consoante á sua verdade. Que sirva de instrumento de grande valia para o aprimoramento dos novos convertidos na Fé.
A Bíblia, esta palavra não é usada em nenhum livro de toda às Escrituras, apenas é usada na capa da Bíblia.
O significado da palavra Bíblia, este nome vem do termo biblos, por causa da cidade fenícia de Biblos, nome que eles davam para a folha do papiro quando preparada para a escrita “Biblos”, um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado de Biblion e vários destes era uma Bíblia. Portanto significa coleção de livros pequenos.
A Bíblia foi escrita primeiramente em forma de rolo, sendo cada livro um rolo, assim nos vemos que no princípio os livros não estavam unidos uns aos outros como temos agora em nossas Bíblias. O que tornou isso possível foi à invenção do papel pelos chineses no século ll. Ainda hoje, devido aos ritos tradicionais, os rolos sagrados das Escrituras hebraicas continuam sendo usados nas sinagogas.
O nome Bíblia foi usado primeiramente nas Escrituras Sagradas por João Crissóstimo, Patriarca da Alexandria, no século lV. Devido às Escrituras formarem uma unidade perfeita, a palavra Bíblia é um plural como acabamos de ver, mas passou a ser singular significando O livro, o livro dos livros, o livro por excelência. Como livro divino a definição da Bíblia é: “A Revelação de Deus”.
A Bíblia começou a ser escrita, muitos anos antes da vinda de Jesus levou cerca de 1600 anos para ser concluída. Os escribas cautelosamente começaram a passar para o papiro, coletando as tradições orais, que era as histórias repassadas de pai para filhos, e as histórias que o povo falavam Assim a Bíblia começou a ser escrita. O termino de toda a obra se deu por volta do ano 100 D.C. com o Apóstolo João que escreveu o livro do Apocalipse.
A Bíblia foi escrita por várias pessoas cerca de 40 escritores que foram todos inspirados por Deus para escreve-la Aqui está um dos grandes milagre da Bíblia. Esses escritores pertenceram às mais variadas profissões e atividades, viveram e escreveram em países, regiões e continentes diferentes, distantes uns dos outros, em épocas e condições diferentes, entretanto seus escritos foram uma harmonia perfeita. Isto prova que um só os dirigia no registro da revelação divina. “O Espírito Santo”.
A Bíblia evangélica contém 66 livros, sendo 39 livros no (A/T) (Antigo Testamento) e 27 livros no (N/T) (Novo Testamento). A Bíblia católica contém setenta e três livros sendo sete livros a mais que a Bíblia evangélica que são os livros:(Tobias, Judite, 1-Macabeu, 2-Macabeu, Eclesiástico, Sabedoria e Baruc). A Bíblia evangélica também não contém no livro de Daniel capitulo 13 o versículo 14, no livro de Ester capitulo 10 versículo 4 e no capitulo 16 o versículo 24.
Os nomes mais comuns que a Bíblia dá a si mesma é:
Escrituras (MT. 21,42),
Santas Escrituras (Rm. 1,2),
Livro do Senhor (Is. 34,16),
A Palavra de Deus (Mc. 7,13; Hb. 4,12),
Os Oráculos de Deus (Rm. 3,2), edição revista e atualizada, (João Ferreira de Almeida)
A Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento (A/T) e Novo Testamento (N/T), a palavra Testamento vem do grego “diatheke” e significa Aliança ou Concerto, também é um documento que era usado pelo povo Israelita contendo a última vontade de alguém, quanto à distribuição de seus bens após a morte. O titulo Antigo Testamento (A/T) foi usado primeiramente nos 39 livros do (A/T) por Tertuliano e Orígenes.
O (A/T) contém a revelação da história da criação do mundo, as alianças que Deus fez com os homens, as profecias que anunciavam a vinda do Messias, a fidelidade e infidelidade do povo de Deus e a preparação do povo Judeu para receber o Messias. Na primeira divisão da Bíblia ainda temos o antigo concerto também chamado pacto, aliança, vindo pela lei, feito no sinai e selado com sangue de animais (Ex. 24,3-8). O (N/T) possui 27 livros, quatro livros (Mateus, Marcos, Lucas e João) que contam toda a história da vinda de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até a sua volta para o céu. Esses quatros livros são chamados de evangelhos, também contém várias cartas, também chamado de epistolas, estas cartas foram escritas pelos apóstolos, que tinham o objetivo de orientar, às igrejas fundada por Jesus Cristo naquela época. O (N/T) também possui um livro que fala dos primórdios da igreja de Cristo e um livro profético que revela a segunda vinda de Jesus Cristo, que são os livros de Atos dos Apóstolos e o livro do Apocalipse.
Idiomas que foram escrito a Bíblia: hebraico, aramaico e o grego, o (A/T) foi escrito totalmente em hebraico, o (N/T) foi escrito em grego e aramaico, que é um dialeto do hebraico Jesus falava o idioma aramaico. O aramaico foi à língua que Israel trouxe do exílio Babilônico.
Martinho Lutero traduziu a Bíblia para o alemão. São Gerônimo foi quem traduziu a Bíblia para o latim e depois foi traduzida do latim para as demais línguas no decorrer do tempo até os nossos dias. Sendo o livro mais lido no mundo. A Bíblia contém a palavra de Deus, por isso é difícil o entendimento e a interpretação, lembre-se que Deus não fala a língua dos homens ele tem linguagem própria, ele é espirito. Muitas pessoas ao começar a ler a Bíblia, desistem no primeiro versículo, não entendem. Ao interpretar à palavra de Deus (Bíblia) devemos primeiro conhecer o modelo que Jesus trouxe para a humanidade, estar atento às tradições apostólicas, ao ensinamento de Jesus, para não interpretar de uma maneira errônea. A interpretação do texto bíblico é feito por uma matéria chamada Exegese que ensina como interpretar a palavra de Deus, mas para isso e necessário o tradutor conhecer hebraico, aramaico e grego. Que não é o caso para nós.
No (A/T) os livros estão classificados em quatro grupos conforme os assuntos à que pertencem: Lei, História, Poesia, e Profecia. O grupo da classe poesia também é conhecido como Devocionais, vejamos os livros grupo por grupo:
Lei são cinco livros: que vai de Gênesis a Deuteronômio. Comumente chamado O Pentateuco. Estes livros tratam da origem de todas as coisas, da lei e o estabelecimento da Nação Israelita.
História são doze livros: de Josué a Ester. Narram à história de Israel nos seus vários períodos; Teocracia, sob os juízes: Monarquia, sob Saul, Davi e Salomão: Divisão do Reino e Cativeiro. Contém o relato dos reinos de Judá e Israel; este levado em cativeiro para Assíria, e aquele para a Babilônia, Pós-cativeiro, sob Zorobabel, Esdras e Neemias em conjunto com os profetas contemporâneos.
...