Prazo para a interposição do agravo
Abstract: Prazo para a interposição do agravo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lfelipecosta7 • 8/10/2014 • Abstract • 248 Palavras (1 Páginas) • 217 Visualizações
PRAZO PARA A INTERPOSIÇÃO DO AGRAVO:
10 DIAS – PARA A FORMA RETIDA OU DE INSTRUMENTO
5 DIAS – AGRAVO REGIMENTAL ( VIDE arts. 532,545 e 557 § 1º)
Início do prazo – data da intimação do advogado (art. 242 e 506, II do CPC)
Litisconsorte com diferentes advogados, Fazenda Pública, MP, Defensoria Pública – prazo em dobro ( art.188 e 191 do CPC; art. 5º, § 5º, Lei nº 1060/50 LAJ)
OBS: Em decisões interlocutórias proferidas em AIJ’s (Audiência de Instrução e Julgamento) deverá ser o Agravo interposto oralmente e imediatamente, fazendo-se constar o recurso e suas razões no próprio termo de audiência (art. 523, § 3º CPC).
EFEITOS DO AGRAVO:
Regra geral: tem-se apenas o efeito devolutivo, que consiste na transferência para o juízo ad quem da matéria impugnada, isto é, submete a decisão a um juízo hierarquicamente superior, não interferindo no andamento do processo principal.
Exceção: O agravante, no caso de Agravo de Instrumento, pode requerer ao relator que receber o recurso, atribua-lhe efeito suspensivo ou defira a antecipação de tutela, comunicando a sua decisão para o juiz de 1º grau ( art. 527, III do CPC).
Vide exemplos art. 558 do CPC.
AGRAVO DE INSTRUMENTO
O Agravo de Instrumento deverá ser interposto por petição escrita endereçada diretamente ao Tribunal responsável para conhecer da matéria tratada na ação, obedecendo o art. 524 do CPC, e os seguintes requisitos:
I – A exposição do fato e do direito;
II – as razões do pedido de reforma da decisão;
III – O nome e o endereço completo dos advogados, constantes
...