Psicologia trabalho interativo
Por: samyllaoliveira • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 294 Palavras (2 Páginas) • 629 Visualizações
FACULDADE CATHEDRAL DE BOA VISTA
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA:PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
PROF.: MARIANA
TURMA 9ºB - NOTURNO
ALUNA: SAMYLLA ARAÚJO OLIVEIRA
EERCÍCIO DE AVALIAÇÃO: PERSPECTIVAS TEÓRICAS (A ETERNA BUSCA DA REALIDADE)
BOA VISTA-RR
2015.2
1. Explique em forma de exemplo ID, EGO e SUPEREGO.
O ID é basicamente regido pelo princípio do prazer, uma vez que não admite juízo de valor. Um exemplo a ser dado é aquela pessoa que vive de impulsos e busca, de maneira contínua, a gratificação a qualquer custo.
Já o SUPEREGO trata-se da força moral da personalidade, um exemplo de indivíduo que possui um juízo de valor bastante elevado, no qual a busca da perfeição é mais importante do que o prazer.
O EGO, regulado pelo princípio da realidade, é o equilíbrio entre os dois e não existe sem eles. Tem-se que não seria sensato existir intensamente pela busca do prazer ou muito menos sobreviver em função de uma imagem de “boa pessoa” a zelar. Um exemplo, pode-se dizer que é aquele que vive e sabe que há momentos para o prazer e há os momentos reservados à auto-observação.
2. O que é ato falho?
É o lapso de linguagem, favorecido pelo estado emocional, que permite que o conteúdo oculto ou inconsciente seja revelado, mesmo que o indivíduo não perceba.
3. Escolha três mecanismos de defesa e explique cada um deles.
Os mecanismos de defesa são distorções da realidade, entre outros, tem-se:
Identificação: A pessoa estabelece uma aliança real ou imaginária com alguém ou grupo, em razão disso, comporta-se da maneira que pensa ser igual a do outro.
Projeção: O indivíduo atribui aos outros, algo dele próprio, como por exemplo, alguém que se queixa do barulho de crianças porque não teve filhos.
Idealização: Prejudica a compreensão real da situação e de pessoas, pois o indivíduo concebe uma imagem fantasiosa do que gostaria que o outro fosse.
...