Questionario RLJ
Por: ffwafascfwgfw • 25/4/2015 • Trabalho acadêmico • 347 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
- PORQUE O AUTOR AFIRMA QUE O CONCEITO DE DIREITO LIGA-SE AO DE ESTADO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
R: Porque primeiro para entender o que é conceito de Direto tem que se entender o que é o conceito de Estado, pois o Direito existe desde que o mundo é mundo e sempre irá perdurar. O povo quando encontra sua relação de cidadania se converte em Estado, ou seja, o estado é formado pelo povo, e o Direito é necessário para que o povo consiga sua relação. No entanto o estado não depende do Direito, e sim necessita das leis, pois a forma única e perfeita de Estado é o Estado Jurídico.
- É POSSÍVEL A EXISTÊNCIA DE UM ESTADO SEM DIREITO? PORQUE?
R: Naturalmente é possível ter um Estado puro, pois Estado e Direito não são os mesmos, a história tem Estados que não necessitam completamente do Direito, no entanto isso se trata de um processo de evolução que ainda não está suficiente maduro para fundamentar com segurança essa questão, mas mesmo que o Estado não tenha o Direito como base ele ainda será um Estado imperfeito, ele só será perfeito quando o Estado não precisar mais do Direito como forma de segmento, e sim quando tiverem uma relação mais humilde, justa e de amor com o próximo.
- O AUTOR TRATA ALGUMAS IDEIAS DO PAPEL DA FAMÍLIA NA RELAÇÃO ENTRE ESTADO E DIREITO. VOCÊ CONCORDA COM ELE? POR QUE?
R: Sim concordo. Pois o Estado surgiu originalmente da família, as famílias romanas e as outras famílias que existiam lá no início da história, havia entre eles a família cristã que se caracterizava pela ausência do Direito, pois quando havia um conflito entre os membros da família e tinha que se regular a força do Direito, sendo assim, não mereciam o nome de família cristã, eles não queriam que o Direito interferisse em sua relação com o Estado, pois o que sustentava essa relação no lugar do Direito era o Amor, mas enquanto os homens não souberem amar, precisará do Direito e a justiça para ter unidos essas relações de povo e Estado.
...