Questionario justiça
Por: Lorena Rosa • 24/8/2017 • Resenha • 637 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
Atividade: análise do documentário ''Justiça''.
Aluna: Lorena Rosa Seixas
Questões
1. Como a justiça é retratada no filme?
Resposta: O filme levanta uma reflexão aos telespectadores, fazendo-o com que estes questionem se realmente existe justiça. É retratada no filme, a nítida desigualdade social existente no Brasil, que exclui os pobres da sociedade, deixando-os em uma posição que torna quase que impossível que estes ''subam'' na vida. Além disso, retrata-se o sistema carcerário brasileiro, que deixa os presos em péssimas condições e não prepara para que estes retornem a sociedade.
2. Quem são os atores (instituições, profissionais, órgãos etc) retratados na obra?
Resposta: Os profissionais retratados na obra são os promotores, juízes, defensores públicos, réus e seus familiares. O documentário acontece praticamente todo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, também é mostrado parte do sistema carcerário do estado, além disso, mostra também a casa de um juiz, uma defensora pública e um réu.
3. Você identificou alguma relação de dominador/dominado, opressor/oprimido?
Resposta: Sim, é possível identificar que os juízes, promotores e policiais são colocados como dominadores e os réus são os oprimidos.
4. Quem são as pessoas acusadas e julgadas na justiça?
Resposta: As pessoas acusadas e julgadas na justiça são pessoas da classe subalterna, geralmente negros, que infelizmente, tiveram baixa escolaridade, o que acaba facilitando para que estas sucumbam ao crime.
5. Quem são as pessoas que exercem funções na justiça (advogado/as, defensore/as. promotore/as, juíze/as)?
Resposta: São pessoas que encontram-se em uma classe social privilegiada. Em sua maioria, essas pessoas tem uma visão deturpada dos acusados, parecendo não ter muita empatia por estes, e esquecendo que o sistema carcerário brasileiro não atua para reintegrar os presos na sociedade de maneira segura, e colocar estes na cadeia apenas irá deixá-los mais revoltados.
6. Quais são os casos jurídicos tratados no filme?
Resposta: Primeiramente é tratado um caso em que o réu é acusado de um delito que não pode ser provado e que apenas policiais atestam ter presenciado, inclusive afirmam que o réu pulou de um muro para fugir deles, o que é quase impossível, pois ele necessita de uma cadeira de rodas para se locomover. Posteriormente é tratado o caso de um jovem que alega estar soltando pipa e não portava nem arma e nem drogas quando policiais agrediram-o e prenderam-o, os policiais afirmam que este estava com drogas e que encontraram armas próximas ao local em que o réu se encontrava. É também retratado o caso de um balconista de padaria que, com três moças, se envolve em um acidente de um carro que é roubado. Outro caso enfocado é de um rapaz que tenta roubar um celular em uma igreja.
7. Qual significado de justiça você identificou no filme?
Resposta: Identifiquei no filme uma grande contradição existente no sistema judiciário e carceário brasileiro, que não da suporte para que pessoas pobres recebam de alguma forma um tratamento respeitoso e digno. Enquanto isso, sabe-se que verdadeiros corruptos e pessoas violentas estão a solta no Brasil, apenas pelo fato de terem poder e dinheiro são tratados de forma completamente diferente daqueles que não tiveram condição nenhuma na vida.
...