REQUERIMENTO EMPRESARIO: REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: daniel.meirelles • 5/4/2016 • Projeto de pesquisa • 11.796 Palavras (48 Páginas) • 444 Visualizações
REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
[pic 4]
MANAUS-AM
2016
SUMÁRIO
CAPÍTULO I
DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES
CAPÍTULO II
DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
CAPÍTULO III
DA FORMALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR
CAPÍTULO IV
DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
SEÇÃO I – DOS REQUISITOS
SEÇÃO II – DA MATRICULA
SEÇÃO III – DA CARGA HORÁRIA
SEÇÃO IV – DA CONVALIDAÇÃO DE HORAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
SEÇÃO V – DO ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO
SEÇÃO VI – DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CAPÍTULO V
DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO-OBRIGATÓRIO
SEÇÃO I – DOS REQUISITOS
SEÇÃO II – DO ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO
SEÇÃO III – DO APROVEITAMENTO ACADÊMICO
CAPÍTULO VI
DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO
SEÇÃO I
DA SUPERVISÃO ACADÊMICA DE ESTÁGIO
SEÇÃO II
DA SUPERVISÃO TÉCNICA DE ESTÁGIO
CAPÍTULO VII
DO ESTUDANTE ESTAGIÁRIO
CAPÍTULO VIII
DAS ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CAPÍTULO IX
DOS LOCAIS E DAS ÁREAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CAPÍTULO X
DOS CONVÊNIOS DE ESTÁGIO
CAPÍTULO IX
DOS CASOS OMISSOS
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
APRESENTAÇÃO
O Estágio Curricular Supervisionado visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Ele é contemplado como um procedimento didático que conduz o aluno a situar, observar e aplicar, criteriosa e reflexivamente, princípios e referências teórico-práticos, sendo uma etapa de aplicação do conhecimento e do aperfeiçoamento de habilidades numa situação real.
É considerado Estágio o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.
A operacionalização do Estágio Curricular Supervisionado no curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Norte – UNINORTE se dá a partir da Observação in loco do estagiário, realizado no 9º período, seguido da Atuação supervisionada em atividades inerentes a formação profissional in loco, no 10º período. Ambas as ações devem ser realizadas de forma prática em empresas públicas ou privadas, conforme legislação vigente.
O estágio supervisionado será acompanhado pelos supervisores acadêmico, docente do UNINORTE, e técnico, profissional da empresa que acompanhará o aluno. Para tanto, o aluno estagiário deverá estar matriculado e ao final das atividades deverá entregar a Ficha de Avaliação da Atividade Profissional e o Acompanhamento do Estudante, junto com o Relatório.
Considerando que a função principal do estágio para o estudante é a de promover sua integração ao mundo do trabalho e sua futura profissão, este regulamento apresentará as diretrizes que deverão ser seguidas, para o cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado.
CAPÍTULO I
DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES
Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular no curso de graduação de Engenharia Civil do Centro Universitário do Norte – UNINORTE, atendendo aos requisitos da legislação vigente, Lei do estágio 11788 de 25.09.08, e às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia.
Art. 2º Considera-se Estágio Curricular um conjunto de atividades programadas e orientada que proporciona ao aluno a complementação do ensino e da aprendizagem social, profissional e cultural através da participação em atividades vinculadas à área de sua formação acadêmico–profissional.
Art. 3o O Estágio Curricular tem como finalidades:
- A aplicabilidade e a construção de teorias e instrumentais de conhecimentos;
- a integração teoria/prática vivenciada e inserida em um contexto envolvendo diferentes visões e dimensões da realidade social, econômica, política, cultural ética e profissional;
- A complementação do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao desempenho profissional.
Art. 4o Os Estágios classificam-se em:
- Estágio Curricular Supervisionado, de caráter obrigatório, constitui-se em componente curricular do curso ao qual se aplica conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação, sendo, o seu cumprimento, requisito indispensável à colação de grau e obtenção do diploma.
- A carga horária do Estágio Curricular Supervisionado é de 160hrs, definida no Projeto Pedagógico do Curso, por sua estrutura curricular;
- O Estágio Curricular Supervisionado deverá ser realizado após o cumprimento das disciplinas que embasam a formação profissional, como pré-requisito.
- Estágio Curricular Não-Obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, o qual se constitui em atividade de formação acadêmico-profissional do estudante.
- A carga horária realizada poderá ser validada para fins de cumprimento das Atividades Complementares que integram a estrutura do curso.
CAPÍTULO II
DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Art. 5o O Estágio Supervisionado no Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Norte - UNINORTE/Laureate.deverá ser realizado em duas fases: Estágio Supervisionado de Observação e Estágio Supervisionado de Atuação, nos dois últimos períodos (9º e 10º períodos, respectivamente).
Paragráfo único. Ambos as fases: Estágio Supervisionado de Observação e Estágio Supervisionado de Atuação deverão ser realizados na mesma empresa.
...