RESENHA DO FILME : MISSISSIPI EM CHAMAS
Por: gigidurazzo • 1/4/2020 • Resenha • 790 Palavras (4 Páginas) • 567 Visualizações
UNIFIEO – CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO
Giovanna Durazzo Leandro Grespan
RESENHA DO FILME : MISSISSIPI EM CHAMAS.
OSASCO
2020.
Giovanna Durazzo Leandro Grespan
RESENHA DO FILME : MISSISSIPI EM CHAMAS.
Resenha apresentada ao curso de
Direito do Centro FIEO- UNIFIEO
orientado pelo professor: Franco
Cocuzza.
Osasco
2020
Mississipi em Chamas, de 1980 é baseado em fatos reais. A história é passada na cidade de Mississipi, nos Estados Unidos. A obra faz uma grande crítica a sociedade da época que era extremamente racista. A desigualdade social é bem marcada e mostra como a lei era vaga e beneficiava os brancos.
O filme inicia-se com o assassinato de 3 jovens por policiais da cidade, dois dos jovens eram brancos e um negro. De início não se sabe quem são esses jovens, mas no decorrer do filme são denominados como defensores dos direitos civis, o que já é evidente nessa primeira parte é o racismo e preconceito dos policiais, ato inconstitucional, previsto na CF no Art 3º, inciso IV “..”.
Dois agentes do fbi, vão até Mississipi para investigar o caso pois até então, esses jovens estão desaparecidos pois não foi encontrado corpos. No decorrer da obra, o racismo é extremamente exposto, brancos e negros possui lugares separados em restaurante, são constantemente agredidos e humilhados, tem suas casas invadidas ( segundo ato inconstitucional que é apresentado, previsto em nossa Constituição Federal, no Art 5º “.....” ) por um grupo chamado Ku Klux Klan, conhecidos por usar lençóis brancos na cabeça e pela violência que praticam.
O carro que era utilizado pelos jovens é encontrado em um pântano da cidade, e a história e investigação dos agentes vai ficando mais séria, Outro ato inconstitucional é mostrado, onde 5.000 negros de Mississipi não possuem o direito ao voto, previsto no Art .. da Constituição
...