RESENHA DO FILME O JÚRI
Por: Lininha222 • 22/6/2017 • Resenha • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 1.800 Visualizações
FACULDADE DO SUDESTE GOIANO
CURSO DE DIREITO
ALINE DOS SANTOS CORREA
3º PERÍODO “B”
PRODUÇÃO DE TEXTO (RESENHA)
FILME: “O JÚRI (RUNAWAY JURY)”
PIRES DO RIO
2013
O JÚRI (RUNAWAY JURY)
O Júri (Runaway Júry – 2003) é um filme dirigido e produzido por Gary Fleder baseado no livro The Runaway Jury de John Grisham, que aborda a formação do Tribunal do Júri americano enfatizando a ética Jurídica envolvida em todo esse processo. Relata também como é simples e sem dificuldade alguma a comercialização de armas na população norte americana e os danos irreparáveis que essa comercialização causa a diversas famílias. O filme é marcado por corrupção, manipulação e sabotagem.
O filme dá início com o assassinato de Jacob Wood, corretor de uma grande empresa americana e pai de família, em seu próprio ambiente de trabalho, onde um ex-funcionário que havia sido despedido três dias antes, adentrou ao local onde carregou o cartucho de 36 tiros de sua Performa 990 semi-automática, e quando chega ao terceiro andar atira contra seus ex-colegas matando onze e ferindo gravemente cinco, atirando em seguida contra si mesmo.
Após dois anos a viúva do gerente, Celeste Wood, entra com um processo contra a indústria Vicksburg Firearms que fabricou a arma que fora usada no assassinato, por acreditar que esta era responsável indiretamente pelo assassinato de seu marido, vez que facilitava a venda de seus produtos expandindo o acesso a armas de fogo.
O caso é levado a júri onde a viúva é representada por Wendall Rohr, um advogado honesto e idealista que acredita ser a ética a direção certa para o sucesso da causa. Do outro lado, representando a indústria de armas, tem-se o advogado Durwood Cable juntamente com o famoso e desonesto consultor de júri Rankin Fitch que vai fundo no caso, usando meios ilegais e coordenando uma equipe para fazer uma investigação sobre a vida dos prováveis jurados usando grampos e perfis psicológicos a fim de selecionar aqueles que compõem um júri mais favorável a seu cliente.
Entretanto essa mesma indústria de armas já havia sido processada e levada a júri há alguns anos atrás pela cidade de Gardner, devido a um tiroteio na escola provocado por um garoto chamado James Pratt. O garoto adentrou na escola com armas que havia comprado sem dificuldade alguma, e saiu atirando ocasionando a morte de vários alunos. A cidade processou, perdeu e faliu, sendo Rankin Fitch o responsável, vez que comprou o veredicto.
No entanto, o que Wendall Rohr e Rankin Fitch não sabiam é que Nick Easter, jurado número 9 que mostra ter um grande poder de persuasão para influenciar o julgamento, tinha uma grande motivação para estar ali. Juntamente com sua namorada Marlee, eles programam todo um esquema para manipular o corpo de jurados, chantageando os dois lados do processo.
Fitch, desconfiando de Nick, manda revirar o local onde ele mora a fim de encontrar alguma prova de que ele está realmente controlando o corpo de jurados, o que fica de fato comprovado, porém, Fitch não comunica ao juiz, pois tem a intenção de comprar o veredicto.
Marlee marca um encontro primeiramente com Fitch e depois com Rohr onde faz a proposta para ambos de dez milhões de euros pela compra do veredicto. Fitch se recusa a pagar a proposta preferindo ter Marlee como uma inimiga. Já Rohr, entra em conflito com sua consciência, ficando em dúvida se é melhor violar a ética pagando e ganhando a causa, ou agir com honestidade mantendo-se fiel à lei com grande risco de perder.
No depoimento do dono da indústria de armas, Sr. Jankle, ele afirma se apoiar na 2ª Emenda Constitucional onde permite que cada cidadão possua e carregue armas, porém, no decorrer do depoimento com as perguntas feitas por Rohr, ele acaba se alterando e conseqüentemente se prejudicando.
Fitch tenta armar uma
...