Resenha Filme A Firma
Por: Arnaldo Carvalho • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 354 Palavras (2 Páginas) • 7.051 Visualizações
O filme “A Firma” retrata um advogado recém formado, interpretado pelo ator Tom Cruise, que recebe uma proposta irrecusável de emprego. O que lhe faz aceitá-la e mudar de cidade imediatamente, com sorriso nos lábios e ciente que ficaria muito rico.
Percebe-se aí que sua ambição foi o maior de seus pecados. No próprio momento da contratação já dar-se conta da falta de ética e lisura da firma ao declarar que subornou pessoas para ter acesso ao quanto as outras empresas teriam oferecido a ele. Mas isso não estava visível aos seus olhos, cegos pela sua cobiça.
Tudo começa a mudar quando dois advogados de sua firma morrem e ele é visitado por agentes do FBI. Logo na sequência, ele vai as ilhas Cayman e trai sua mulher com uma desconhecida na praia que o comove por ele se espelhar na sua situação, ou seja, ela apenas queria ser rica e não mediu as conseqüências e os riscos que estaria submetida.
A partir deste momento, Mitch (Tom Cruise) percebe na grande enrascada que se encontra, envolvido em crimes como de suborno, assassinato e lavagem de dinheiro da máfia. Todavia, para sair dessa situação ele teria apenas duas soluções entregar os documentos comprometedores da firma ao FBI e viver a vida escondido ou se corromper. Então, Mitch, com muita sagacidade, elabora um plano milaborante onde mantém sua integridade ética e física.
Este é um momento de notória reflexão para todo estudante de direito. Nele pode se perceber a necessidade de se ter uma visão completa de todo o sistema legislativo, imprescindível para vislumbrar soluções até então nunca pensadas. A ética profissional é enfatizada e o Direito se tornar mágico, com as minúcias e oportunidade que proporciona. Há um incentivo a leitura, através da demonstração do alto nível de sapiência que através da busca do conhecimento, lutou e não se conformou com o futuro que tinha a sua frente, enxergando uma nova chance ao estar estudando para o exame da ordem.
FIRMA, A. Direção: Sydney Pollack. Com: Tom Cruise (Mitch McDeere), Jeanne Tripplehorn, Gene Hackman, Hal Holbrook, Ed Harris, Holly Hunter, Gary Busey e Terry Kinney. 1993. 2h34 min.
...