Resenha Filme "Adeus, Lenin"
Por: Laura Goes • 13/10/2021 • Resenha • 456 Palavras (2 Páginas) • 495 Visualizações
Direito Econômico - PUC Minas
Resenha Filme Adeus, Lênin
Após a Segunda Guerra Mundial, se deu início a Guerra Fria, em que a bipolaridade tomou conta do mundo: o Muro de Berlim, construído em 1961, serviu justamente para mostrar a divisão da Alemanha (e do mundo) em capitalista e socialista. O filme se passa entre 1989 e 1990, justamente o ano da queda do muro de Berlim e o início da adaptação da Alemanha Oriental aos costumes do ocidente e ao capitalismo. A história do filme aborda Alexander Kerner e sua mãe, a professora Christiane Kerner, que é uma grande defensora do socialismo e da Alemanha Oriental.
Após descobrir que seu filho foi preso por estar em uma manifestação contra o governo da Alemanha Oriental, Christiane tem um ataque cardíaco e entra em coma por oito meses, não presenciando, assim, a queda do muro de Berlim e a unificação da Alemanha Ocidental e Oriental. Após acordar do coma, o médico de Christiane orienta seus dois filhos a fazer com que ela não tenha contato a nenhum tipo de notícia ruim, a nada que possa a assustar ou causar-lhe um impacto maior. Dessa maneira, o filme irá narrar as diversas tentativas de Alex em fingir que a Alemanha ainda está dividida.
Com a chegada do capitalismo, diversos produtos chegam a antiga Alemanha Oriental, e um dos perrengues de Alex, por exemplo, é tentar explicar a mãe o porquê de estarem colocando um outdoor da Coca-Cola no muro do prédio. Além disso, Alex vai em busca de diversos produtos da antiga Alemanha Oriental, que já deixaram de existir, só para tentar manter a farsa para a mãe. Alex, ainda, vai além e tentar simular programas televisivos e jornais da Alemanha Oriental.
Com esse cenário divertido, o filme irá abordar as pequenas diferenças (ou nem tanto) entre o Capitalismo e o Socialismo. O Capitalismo, que veio como “a evolução”, algo novo e, consequentemente, bom, acaba por não se mostrar de todo positivo. Um grande exemplo, é o desemprego gerado, altamente comentado durante o filme pelos amigos de Christiane. Além disso, a grande variedade de produtos agora existente também traz consigo problemas como a falta de poder aquisitivo para adquirir tais produtos.
Já o Socialismo é apresentado no filme como utilitarista da repressão policial e da censura a propagandas e manifestações contrárias ao governo. A manipulação presente no socialismo é vista, também, na própria atuação de Alex, que manipula sua mãe a acreditar na existência de um cenário político irreal. Dessa maneira, “Adeus Lenin” irá abordar, com comicidade e de maneira brilhante, tanto críticas ao sistema Socialista quanto ao Capitalismo, demonstrando o risco e a ameaça que a manipulação política e o fervor ideológico podem causar, independentemente do regime político existente.
...