Resenha Sobre o Filme Justiça
Por: Jonathan Ferrari • 19/8/2020 • Resenha • 282 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Resenha sobre o filme “Justiça”
Data de lançamento: 25 de janeiro de 2004 (mundial)
Direção: Maria Ramos
Tudo acontece no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em que se acontece a trajetória de três casos, onde o documentário expõe o cotidiano dos réus, da defensoria pública, da promotoria, da polícia e dos juízes. No decorrer do documentário, um caso que chama muita a atenção é o caso de um interno paraplégico que foi acusado, sem testemunhas e provas, somente pela acusação dos policiais que disseram que o acusado pulou um muro para fugir da polícia.
No entanto, o Sistema Judiciário Brasileiro deveria resolver essa situação de maneira ágil, humana e de maneira respeitosa, porém, isso não acontece. Com a frieza de juízes julgando 10 casos diariamente, ele acaba não dando a devida atenção aos casos, assim também como um caso em que o acusado jura para o Juiz que é inocente e no privado entre o réu e a defensoria pública, ele confessa ser culpado. Com isso, esse documentário alerta a sociedade que a justiça carioca é transbordada de injustiça, onde vemos polícia corrupta, provas implantadas, ausência de testemunhas por conta do medo da polícia e do tráfico, ausência de penas alternativas, a promotoria pública junto a uma defensoria antiética, completam o quadro de injustiça.
O filme também traz à tona a questão da super- lotação das prisões, onde não existe zelo nenhum pela saúde e dignidade humana. Originalmente, o documentário Justiça faz um alerta para a reforma que o sistema judiciário necessita. Ao filmar o interior de um tribunal consegue retratar com delicadeza que não é colocando os marginais na cadeia que resolveremos o problema de violência no Brasil.
Resenha por Jonathan Ferrari de Oliveira.
...