Resenha do Filme Missionários do Rock
Por: beatrizch • 11/2/2019 • Resenha • 354 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
O documentário aduz sobre o cotidiano de presidiários que encontraram na música uma forma de suportar a vivencia na cadeia e de ressocialização.
Inicialmente cabe ressaltar a distanciamento entre a prisão e o mundo fora dela, visto no comportamento dos jovens ao serem presos. Eles só se deram conta que iram cumprir a pena no momento que entraram no cárcere, até então muitos trataram o crime praticado como uma “brincadeira” facilmente resolvível.
Ademais as condições da penitenciaria são deploráveis o superlotação das celas, as péssimas condições da prisão e a violência dos carcereiros aumentam a tentação de fugir da prisão. Dois dos jovens tentaram fugir mas não tiveram sucesso e foi retrata a tortura polícia no regresso a prisão. O que mostra um violação dos direitos dos, devendo as autoridades o respeito à integridade física e moral (art.38 do CP).
Outro problema relatado é a falta de acompanhamento aos presos, tanto em relação do acompanhamento do Estado em relação ao preso, quando da própria família. As mulheres presas sofrem ainda mais com o abandono, tanto um caso impactante foi onde ver a apreensão de um dos músicos ao saber que não poderia ver sua namorada, que também estava presa, pois não havia transporte.
O filme trata em ressaltar a influência e a oportunidade que a música deu para a ressocialização desses três jovens num panorama difícil o sistema prisional oferece. Mesmo que a pena privativa de liberdade seja necessária para a convivência na sociedade de nossos dias, ela não em correspondido com as finalidades de recuperação do preso.
Algo que foi elucidado foi a negligencia no em preservar as condições mínimas de dignidade da pessoa humana. O erro cometido pelo cidadão ao praticar um delito não permite que o estado cometa outro, muito mais grave, de tratá-lo como um animal. Se uma das funções da pena é ressocialização do condenado, isso não foi visto no filme.
...