Resenha do filme: Cabo do medo
Por: Wallysson Ravel • 31/5/2018 • Resenha • 1.295 Palavras (6 Páginas) • 1.242 Visualizações
Resenha
Filme:Cape fear (Cabo do medo).suspense;; Produção:Steven Spielberg, Robert De Niro; direção:Martin Scorsese; país de origem: EUA; (1991); duração: 128 minutos
sinopse
Max Cady foi condenado a quatorze anos de prisão, porque seu advogado não relatou todas informações acerca da vítima, que era promíscua, e com isso a pena era mais branda, fato que fez Cady querer muita vingança e aterrorizar a vida de Sam Bowden, seu antigo advogado.
elenco
O filme é composto por grandes nomes da cinematografia mundial. O diretor é Martin Scorsese, um Norte-Americano graduado em cinema, ganhador do Oscar e indicado outras vezes por seu genial trabalho, conseguiu o feito de superar o filme original de 1962, “Círculo do medo”. Outra grande personalidade do filme é a atuação do Norte-Americano Robert De Niro, um parceiro de Scorsese em diversos trabalhos de sucesso, que lhe rendeu, também, indicações aos maiores prêmios da dramaturgia mundial. A dedicação de De Niro é incontestável, pois, curiosamente, o ator gastou pessoalmente 5 mil dólares para seu dentista modificar os dentes ( deixá-los com uma aparência ruim) e depois mais 20 mil para normalizar novamente. Além dessas, outra grande estrela do filme é, na época, a jovem Juliette Lewis, que tinha apenas 18 anos e interpretou Danielle Bowden. Seu trabalho no filme lhe proporcionou grandes indicações, inclusive ao Oscar. Outro papel importante no filme foi o de Nick Nolte, outro renomado ator, que interpretou o advogado Sam Bowden, responsável pela defesa de Cady no tribunal, que tanto enriqueceu a trama. O ator nascido em 1941 já era experiente, pois já tinha feito sucesso na série “Rich Man, Poor Man”, no papel de Tom Jordache.
resumo
O filme começa com danielle (Juliette Lewis) falando sobre o nome do filme, que é um rio nos Estados Unidos onde o desenrolar do filme conclui-se; logo depois a câmera narra a figura de alguns pensadores, entre eles Nietzsche, na cela de Max Cady ( Robert De Niro), que ganha liberdade da prisão após longos anos. Agora livre, Cady busca conversar com Sam Bowden (Nick Nolte), seu ex advogado. Em tons irônicos e ameaçadores, o clima de tensão cresce entre os dois. Com alguns Acontecimentos anormais, o medo de Sam cresce com a reflexão de que Max quer vingança. Em um novo encontro entre os dois, Cady relata que foi “usado sexualmente” na cadeia, diz que estudou muito na prisão e que percebeu que Bowden não o defendeu dignamente, como manda a lei, fato que alimentou a sede de vingança do vilão.
Apesar de ter sido condenado uma vez, Max voltou a estuprar, quando saiu da prisão. Estrategicamente, conquistou e depois agrediu violentamente uma garota que era amante de Sam, pois sabia que ela não falaria, porque não poderia perder sua reputação. Com isso, Sam percebeu que o alvo do psicótico poderia ser, Danielle (Juliette Lewis), a filha do advogado. E assim se confirmou: Max Cady se passou por um professor de teatro para se encontrar com Dani. Na sala do teatro, , protagonizam a cena mais famosa do filme em que, apesar de estar com medo, Danielle sente atração e se entrega a um beijo de Cady. O contato entre eles continua por telefone e através de livro erótico. Max queria “despertar” os desejos de mulher da garota.
Chega um momento no filme em que Sam se coloca contra a lei, pois o vilão, muito esperto grava as ameaças do advogado, este que é penalizado legalmente a não se aproximar de Cady. Isso soou como bom para Sam, que não queria mesmo vínculo com Max, este que continuou a aterrorizar a família do advogado.
Há muitas cenas que Max se mostra anormal, uma espécie de Super-Homem, nos seus embates físicos, como no momento em que vence os três homens armados que foram lhe dar uma surra ( a tal que Sam tinha prometido. Nesta cena percebe-se que Max não queria matar Sam, pois quando os homens fugiram, Cady raciocinou que o advogado ali estava, porém não fez questão de procurá-lo, ficou subentendido que teria outros planos). Anormal também a forma inteligente que sumia e aparecia nos locais despercebido, como na cena que entra e mata Graciela ( funcionária da família) sem que Kersek perceba a entrada, apesar das armadilhas; isso deixa subentendido que Cady estava na casa antes de montarem a emboscada. Também assassinou Kersek, que pensou, erroneamente, em estar conversando com graciela, no momento em que é atacado fatalmente pelo vilão. Cady exprime força incomum quando vai uma longa viagem debaixo do carro da família
...