Resenha do filme O Juiz
Por: joselucas1235 • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.198 Palavras (5 Páginas) • 899 Visualizações
Objeto de Estudo:
Filme – O Jurí – Gary Fleder (Diretor)
Filme – Questão de Honra – Rob Reiner (Diretor)
Questionário as obras assistidas e lidas.
1 – Identificação da obra.
2 – Identificação dos principais personagens descrevendo as características dos mesmos.
3 – Resumo sobre o conteúdo dos filmes, devendo indicar quais as principais cenas sob a ótica do seu grupo.
4 – Opinião individual de cada acadêmico componente do grupo, sobre os respectivos filmes.
“ O Jurí “ – Gary Flader
1 – O Júri é um filme norte-americano produzido em 2003 do gênero de drama e baseado no livro The Runaway Jury do escritor John Grisham.
Este longa-metragem mostra um esquema de venda de veredictos e sentenças nos tribunais americanos mediante a manipulação dos jurados oque ocorre as margens de qualquer legalidade, mostrando o âmbito sujo deste.
Porquanto a obra vai além do foco ao ressaltar a indústria bélica e seu capitalismo desenfreado promovendo a venda de armas sem a devida legitimidade.
2 – Os personagens principais do drama eram:
Nicholas Easter, interpretado por John Cusack, que aparentava ser um cidadão comum mas, ao fim, era um falsário que adquiria diversas identidades diferentes para que pudesse ser indicado à participar da banca de jurados nos tribunais do júri americanos onde este os manipulava.
Rankin Fitch, interpretada por Gene Hackman, tratava-se de um senhor que mantinha uma associação criminosa que tinha em seu fim, a compra e manipulação de jurados do tribunal do júri.
Wendell Fohr, interpretado por Dustin Hoffman, era o advogado da parte autora que duvidava da compra de júri, até que assumiu esta ação.
Marlee, interpretada por Rachel Weisz, mantinha uma união com Nicholas Easter, e esta era cumplice de seus crimes em relação a compra de júri.
3 – O filme trata de Nicholas uma pessoa que vive trocando de identificação para participar de tribunais do júri onde este possa exercer a manipulação e oferecer a venda do veredicto a uma das partes.
Ao longo da obra ocorre que Nich(Nicholas) é intimado à participar do tribunal do júri em que há discussão de indenização da indústria bélica à uma esposa de um marido que foi vitima de um louco que saiu atirando no escritório de trabalho dele e que veio a falecer em virtude do tiro de arma de fogo(primeira cena do filme). Além da indenização milionária que a indústria bélica pode vir a pagar, ainda existem dois grandes problemas que tornam o julgamento tão importante. Em primeiro lugar, a opinião pública, que pode ser afetada negativamente em caso de condenação. Em segundo lugar, a criação de um precedente perigoso nos Tribunais, permitindo que várias outras famílias possam também demandar judicialmente contra a indústria armamentista, gerando uma avalanche de novos pedidos de indenização.
Contudo, Nich não era o único manipulador de júri que atuava naquele caso. Já que Rankin Fitch(Fitch) um poderoso que mantinha uma associação criminosa que tinha por objetivo a manipulação do júri e estava atuando no caso em favor da parte ré que era a indústria bélica, cliente antigo da associação. Após Nich perceber que não era o único manipulador, revolveu fazer joguinhos com os jurados demonstrando que eles tinham o veredicto ao seu favor e que este estava em venda para ambas as partes inclusive o mesmo apresentou a Fitch, o que ficou furioso e decidiu pesquisar a vida a cerca de Nich e sua parceira Marlee.
Porquanto pesquisava, Fitch tentava retirar o casal da ação, tentado até matar Marlee, quando ele manda um dos capangas da associação raptar ela. Oque não ocorre já que ela mata e escapa das garras deste.
Já no fim do longa-metragem, um dos capangas que estava investigando o casal descobre que os mesmos foram vitimas da compra do júri por Fitch, quando este manipulou o juri em favor da indústria bélica em uma ação que tratava da indenização desta empresa a famílias vitimas de atentado semelhante que ocorreu na cidade onde o casal, ainda jovens, vivam e que terminou com a morte de diversas pessoas incluindo a irmã de Marlee.
No decorrer do aludido, Fitch já tinha pagado mais de 10 milhões de dólares ao casal em troca do veredicto,
...