Resumo Sobre o Filme Ecce Homo
Por: Renary • 12/9/2018 • Trabalho acadêmico • 394 Palavras (2 Páginas) • 3.399 Visualizações
UNIDESC
RENARY BRAGA CISNE
1º SEMESTRE MATUTINO
DOCUMENTÁRIO ECCE HOMO- A CIDADE
Trata-se de um documentário que revela a história do surgimento das cidades e centros urbanos, suas transformações e, traz suas diversidades e tudo o que isso trouxe para os setores sociais e econômicos. Relata também o surgimento da democracia e o quanto isso foi enriquecedor para os dias de hoje, vale lembra o quanto os gregos valorizam essa democracia. Cidades pequenas, para provar as suas teses de que a democracia não funciona com uma grande quantidade de pessoas, pois não conseguiriam ouvir a todos. As cidades mesmo pequenas tinham grandes atividades, variedades de pessoas, e devido essa variedade havia várias religiões, costumes e conviviam lado a lado, mesmo tendo várias diferenças.
As decisões políticas e econômicas são feitas nas cidades, pois nelas teve origem da moda e também da tendência, podemos então notar a influência que as mesmas tem. Devido ao crescimento desordenado das cidades e da população ocorreu a falta de recursos para sobrevivência. As pessoas que viviam no campo como a busca de oportunidade e esperanças para uma vida melhor esquecendo-se que o homem depende da grande natureza, e podemos dizer que desde então não mudou nada.
A Roma Antiga tinha grandes arquitetos, construtores e seus habitantes passavam por situações complicadas, higiene precária e falta de moradia e a poluição. Eles valorizavam os espetáculos, mas possuíam altos índices de pessoas sem ocupação. As pessoas eram deixadas de lado, e o que se dava maior importância era por uma cidade bela o que se difundido por toda Europa Ocidental.
Entendemos o porquê cada cidade tem uma igreja e que esse costume foi herdado desde a Idade Média, pois a igreja fornecia todos os serviços sociais, escolas, hospitais, proteção aos velhos e doentes.
A cidade clássica onde os conceitos de civilidade, urbanidade e democracia deu lugar à metrópole um sinônimo de insegurança, insensibilidade e anonimato. As grandes cidades continuam ainda trazendo as pessoas de vários lugares, por suas atrações, empregos e vida melhor e com o tempo a crise surge, aumenta o índice de desemprego, criminalidade e as pessoas ricas se refugiam em comunidades cercadas por grades. É como voltar para a Idade Média quando os donos de terras se protegiam com cercas e guardas armadas, eles usavam arcos e espadas e nós usamos metralhadoras. As cidades continuam definindo e estão sempre se refazendo em vários aspectos.
...