Sociologia Jurídica
Por: Joy Oliver • 5/10/2015 • Relatório de pesquisa • 446 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
Escola monista entende que somente o grupo político está apto a criar as normas de direito, tem como base a ciência do direito, para os monistas somente o Estado possui o monopólio da violência legal e o monopólio da produção do direito (direito positivo), existindo apenas o direito Estatal. Esta é a posição dos positivistas e dos marxistas.
Escola Pluralista o pluralismo considera que todo grupo social de certa consistência ou expressão pode criar normas de funcionamento, as quais ultrapassando o caráter de simples regulamentos adquirem o alcance de verdadeiras regras jurídicas.
Conceito sociológico do Direito é um conjunto de normas de conduta, universais, abstratas, obrigatórias e mutáveis, impostas pelo grupo social, destinadas a disciplinar as relações externas do indivíduo, objetivando prevenir e compor conflitos.
A sociologia judiciária tem como objetivo de análise científica os atos praticados pelos magistrados, advogados, promotores, serventuários da justiça entre outros.
Sociedade é um conjunto de grupos sociais inter-relacionados e em constante transformação.
O direito é um fenômeno cultural, só existe na sociedade humana, somente a vida humana necessita de normas reguladoras, para prevenir condutas antissociais por meia da sansão.
Cultura social (arte, religião, ciência e filosofia) normas do trato social (folkways), normas morais (mores).
A sociologia jurídica estuda o fato social em sua estrutura e funcionalidade, procurando saber como os grupos sociais se organizam, relacionam e desenvolvem.
A função social do direito é compor e prevenir conflitos.
Preventiva valendo-se do disciplinamento social, estabelecendo regras de conduta social, direitos e deveres, procura evitar e prevenir conflitos.
Função de regulação social organização da vida em sociedade.
Compositiva o conflito por vezes é inevitável, e é preciso soluciona-lo, o direito precisa compor conflitos para depois soluciona-los.
Socialização através dela o individuo aprende a conviver em sociedade.
Controle social cuida para que não aja desequilíbrio na organização social.
Cooperação caracteriza- se pela convergência de interesses. O vendedor tem mercadorias para vender e o comprador tem interesse em adquiri-las.
Concorrência paralelismos de interesses, competidor ou concorrente.
Normas de conduta estabelece a forma pela qual deve se orientar determinada relação social, ou seja, uma relação entre duas pessoas.
Norma jurídica tem o objetivo de influir no comportamento de alguém para ,modifica-lo. Composta de dois elementos: Preceito regra de conduta e Sansão punição pela desobediência.
Norma moral consciência humana, não é obrigatoriamente exigível. Crenças e religião.
Norma de trato padrão de conduta social, criada pela sociedade que visa tornar o ambiente social mais ameno, sob pressão da própria sociedade. Usar talheres.
Origem das normas de conduta jurídicas para sociologia jurídica originam se do grupo social.
...