Sociologia e Relações Exteriores
Por: SamyraBastos2909 • 23/11/2018 • Trabalho acadêmico • 546 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
UNIDADE 4 RELAÇOES CULTURAIS E RELAÇÕES ÉTNICAS
Com o pensamento de Taylor, a cultura pode ser vista e varias forma perante a sociedade, vimos que cada pais, continentes, estados, ou até mesmo dentro do próprio estado poder tipos de culturas variadas. E essas culturas pode ser, comida, bebida, artes, cores, moralidades, crenças, costumes etc.
Acreditasse que a cultura tem seu valor moral, de acordo com tudo que se passou para sua sobrevivência, e o valor da crença que se acredita que é um fato universal, que muitas vezes acreditam que a sua é a melhor e a coletividade social será as comunidades, as organizações e os grupos sociais.
Durkheim diz a respeito que o homem passasse por um período de adaptação ao médio da sociedade, no seu convívio social, podendo-se também uma espécie de convívio diferenciado da cultura e um lugar onde já se estava adaptado aquele determinada cultura, para um diferente. Mas que os homens são geneticamente aptos para se adaptar-se a novas culturas.
De acordo com Paulo Gaspar M., o etnocentrismo são dominações entres sexos, raças, nações, esse preconceito cega ao ponto de um negar ao outro. Acreditavam-se os missionários que quem não criam na crença deles estariam sob o poder de satanás. Isso no etnocentrismo são preconceitos que cada sociedade e cada cultura produz, e acham que só sua maneira de viver esta correta, que a dos outros então estão erradas.
O relativismo não julga as culturas, ele procura entender por que uma age tão diferentemente da outra, dizendo que toda são validas apesar de suas diferenças.
O multiculturalismo é reconhecido pelas diferenças culturais, ele individualiza cada uma e as respeita dessa mesma forma, no Brasil vimos muito multiculturalismo, pois somos todos somos uma mistura só, de cores, raças, culturas, religiões, costumes, modo de vida, crenças. Uma mistura que tem índio e branco, que se misturam e da origem ao negro.
Os direitos humanos são os direitos que todo ser humano por ser humano possui, eles são estabelecidos para cada um ter princípios de respeito e dignidade como cidadão. Muitas pessoas ao falarem de direitos humanos acha que é só ter uma religião ou crenças, o direito humanos vai muito além, todo cidadão tem direito de ter um emprego, construir uma carreira, ter um emprego remunerado, ter direito a saúde, de escolher um parceiro, de criar crianças, de viajar livremente, pois ele possui o direito de ir e vim.
O direito humano e cidadania agem nas classes sociais, como a “justiças só para os ricos” e “cadeia para os pobres”. Vários movimentos sócias foram criados para mudarmos essa realidade, pois todos temos direitos e deveres, todos somos iguais perante a lei, todos devemos ter dignidade.
O direito humano das minorias é uma classe que manifesta sua cultura de uma maneira vulnerável, é o respeito a diferença, as minorias perante a sociedade são considerada as mais frágeis, pois nelas está os negros, indígenas, pobres de classe media baixa. A constituição assegura a proteção dos grupos minoritários, tendo com que toda sociedade fazem parte do meio social, tendo seus direito e dignidades e deveres.
O direito humano e culturais ele agira nas politicas culturais, ao patrimônio cultural, criações tecnológicas, valores artístico histórico, ecológico, na livre crença ou religiosa em que cada um acredita.
...