Sociologia e as revoluções
Por: laisgdl • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 694 Palavras (3 Páginas) • 634 Visualizações
1ª Primeira atividade de Sociologia e Antropologia jurídica
- O interesse pelo estudo da Sociologia decorreu de fatos históricos e sociais que provocaram mudanças sociais e influenciaram na vida da sociedade.
Relate quais fatos sociais foram esses e apresente o contexto sociail da época.
R: A sociologia ao decorrer dos anos houve diversas mudanças e transformações, seu nascimento se dá no contexto devido aos fatores que podem ser apontados como marcantes para o surgimento da sociologia. Estes acontecimentos são a Revolução Industrial, Francesa e Científica, que trouxeram mudanças radicais, mudando o modo de vida humano.
1-Revolução Industrial conhecida também como ordem economica, vivenciada nos séculos XVIII e XIX, intensa, profunda e rápida mudança social. O surgimento das máquinas trouxe inovações tecnológicas que provocou tanto mudanças econômicas como sociais. O aparecimento das indústrias promoveu uma corrente migratória em grande escala, aumentando a produtividade e instaurando novas classes sociais: a burguesia e o proletariado.
2-Revolução Francesa conhecida também como ordem política trouxe consigo novas ideias, nova forma de organização na política e na vida social tradicional, principalmente trouxeram mudanças de valores: liberdade e igualdade.
3-Revolução Científica conhecida também como ordem cultural foi uma nova forma de pensar e entender filosoficamente o mundo: o Iluminismo. O iluminismo foi, antes de tudo, um movimento intelectual que tinha como objetivo entender e organizar o mundo a partir da razão. Logo após as transformações, surge o Renascimento no século XV. Embora o Renascimento tenha sido mais forte no campo das artes, ele tinha como intenção geral colocar o homem (antropocentrismo) no lugar de Deus (teocentrismo).
- O Objeto de estudo da Sociologia pode ser definido segundo o pensamento dos sociólogos Augusto Comte, Emile Dukheim, Karl Marx e Augusto Comte. Analise as ideias desses pensadores e suas considerações sobre o objeto de estudo da sociologia.
R: Augusto Comte: ele vivenciou de perto as mudanças da Revolução Francesa que ali ocorriam e buscou explicar os fenômenos sociais à maneira das ciências naturais que explicavam o mundo físico. Comte foi o criador do termo sociologia como forma de distinguir seu ponto de vista dos rivais. Ele também foi o precursor do Positivismo pois acreditava que a sociologia era positiva, inspirado nas ciências naturais e na metodologia usada por estas.
Emile Dukheim: Foram três os principais focos de seu trabalho: a importância da Sociologia enquanto ciência empírica; a emergência do individuo e a formação de uma ordem social; e as origens e caráter da autoridade moral na sociedade. A principal preocupação intelectual da Sociologia reside no estudo dos fatos sociais. Em vez de aplicar métodos sociológicos ao estudo de indivíduos, os sociólogos deveriam antes analisar fatos sociais – aspectos da vida social que determina a nossa ação enquanto indivíduos, tais como o estado da economia ou a influencia da religião. (...) De acordo com o autor fatos sociais, são formas de agir, pensar ou sentir que são externas aos indivíduos, tendo uma realidade própria exterior à vida e percepções das pessoas individualmente.
...