Sociologia jurídica
Por: Brayson Miranda • 23/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.783 Palavras (8 Páginas) • 529 Visualizações
BRAYSON MIRANDA DA SILVA
CAPITULO 2 - INDIVIDUALIDADE – PAG. 64.
MODERNIDADE LIQUIDA - ZYGMUNT BAUMAN.
QUESTÕES.
- APRESENTE AS DIFERENÇAS E OS PONTOS COMUNS ENTRE AS VISÕES DE MUNDO RETRATADAS POR HUSLEY E POR ORWEL EM SUAS OBRAS.
O mundo segundo ORWEL, seria “um mundo de miséria e destituição, escassez e necessidade”. Segundo Huxley, seria um mundo de “abundância e saciedade”.
Contudo, os dois autores convergiam para o mesmo sentido, apesar de vários aspectos opostos, pois compartilhavam de uma ideia em comum, que seria o entendimento de que o mundo seria um mundo controlado, sendo a liberdade reduzida ao mínimo possível, onde a elite seria administradora e o restante os administrados.
- “O MUNDO É UMA COMÉDIA PARA OS QUE PENSAM E UMA TRAGEDIA PARA OS QUE SENTEM”. JUSTIFIQUE.
Remete a separação dos controladores e do resto, ou seja, para os poderosos o mundo seria uma comédia, pois são eles que ditam as regras e controlam o resto, para os remotos o mundo é trágico, pois são subalternos, submetidos a uma imposição.
- PARA BAUMAM O MUNDO MODERNO SE ADEQUA MAIS AO DISCURSO DE JOSHUÁ OU DE GENESIS. JUATIFIQUE.
De Genesis, pois não vigora atualmente o entendimento de que o mundo se pauta na visão de ordem e obediência, projetos e execuções, ou mesmo barreiras intransponíveis, mudou-se a concepção para o captalismo leve que se pauta nos valores.
- CARACTERIZE O MUNDO DA ORDEM DE JOSHUÁ.
O mundo da ordem de JOSHUÁ era o mundo fordista, um modelo de industrialização, separando projeto de execução, liberdade de obediência. Para JOSHUÁ, a ordem era a regra e a desordem a exceção, baseava-se num mundo organizado e delimitado por fronteiras.
- “AS IDEIAS DAS CLASSES DOMINANTES TENDEM A SER AS IDEIAS DOMINANTES. COMPROVE COM ARGUMENTOS RETIRADOS DO TEXTO.
Por pelo menos 200 anos foram os administradores das empresas capitalistas que dominaram o mundo — isto é, separaram o factível do implausível, o racional do irracional, o sensato do insano, e de outras formas ainda determinaram e circunscreveram a gama de alternativas dentro das quais confinar as trajetórias da vida humana. Era, portanto, sua visão do mundo, em conjunto com o próprio mundo, formado e reformado à imagem dessa visão, que alimentava e dava substância ao discurso dominante.
- CARACTERIZE O PRINCÍPIO TAYLORISTA E AS PRATICAS FORDISTAS COMO MODELO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E ACUMULAÇÃO.
O princípio taylorista pregava a racionalização que baseava-se na separação do aspecto intelectual e manual do trabalho, demonstrando que o que Taylor queria era simplesmente forçar o controle da administração sobre os trabalhadores. Tal princípio se relaciona com a prática fordista na sua intimidade, pois no fordismo se pregava o conceito de JOSHUÁ, onde existia ordem e obediência, plano e execução, barreiras impenetráveis. Contudo, o princípio taylorista buscava também a mecanização na área industrial.
- APRESENTE O VERDADEIRO MOTIVO DE HENRY FORD TER DOBRADO OS SALÁRIOS DE SEUS EMPREGADOS.
Henry Ford, ao dobrar os salários de seus empregados queria na verdade, os prender à empresa, de forma que acabasse com a grande rotatividade de força de trabalho a qual a FORD enfrentava.
- APRESENTE A DIFERENÇA BÁSICA ENTRE COMEÇAR A VIDA NA FORD E O INGRESSO NA MICROSOFT.
A vida na FORD se baseava no ideal de que ordem era a regra, e desordem a exceção, por isso era limitada, se continha no capitalismo pesado, ou seja, sem dar liberdade à inovações e habilidades dos trabalhadores.
O ingresso na MICROSOFT, para o trabalhador, significa não saber onde a carreira vai terminar, pois hoje o capital viaja leve, ou seja, flui, não é sólido igual na época do capital pesado, ou melhor era fordista.
- DIFERENCIE O CAPITALISMO PESADO DO CAPITALISMO LEVE.
Capitalismo pesado caracteriza-se por ser sólido e inteiramente voltado ao volume e tamanho, visando constituir-se firme e impenetrável. Marcado pela produção fordista, que era modelo de industrialização, onde as funções eram definidas no processo de fabricação do produto. Eram tarefas repetitivas, e se limitava ao que era imposto pela direção da FORD, impossibilitava o trabalhador de crescer e conhecer novas áreas, limitando-os.
O Capitalismo leve, por sua vez, busca uma nova filosofia da “solidez”. Ora, necessário se faz sair do “status” unicamente sólido para buscar a mobilidade do líquido, desprendendo-se da imobilidade “imposta” pelo Fordismo. Desta forma, o capitalismo leve, baseou-se principalmente não no padrão de ordem, mas utilizam mais a “sedução e persuasão para que os trabalhadores sintam agradável e confortável o modo de trabalho”. Ou seja, possibilitou ao trabalhador escolher sua especificidade, trazendo a baila, o sentimento interno de conforto do trabalhador, para que este se sinta bem e consequentemente, trabalhe bem. Por sua vez, o modelo atualmente adotado é o capitalismo leve.
- IDENTIFIQUE OS VALORES EM QUE WEBER SE REFERIU AO TRATAR DE UMA AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO À VALORES.
Se referia à procura de valores “enquanto tais” e “independente da perspectiva de sucesso exterior”. Também deixou claro que os valores em que pensava eram de tipo ético, estético ou religioso
- “A INFELICIDADE DOS CONSUMIDORES DERIVA DO EXCESSO E NÃO DA FALTA DE ESCOLHA”. JUSTIFIQUE.
É justamente o excesso que faz com que os consumidores nunca atinjam a plena felicidade, pois se há excesso no consumo há também novos produtos sendo postos à venda, o que mais uma vez levará ao sentimento de infelicidade. Dessa forma, se observa que o consumo em si, não é para que o produto seja utilizado na sua plenitude e da melhor forma, mas para satisfazer um desejo que levaria à felicidade plena, que por sua vez é inatingível, o que leva à infelicidade pelo excesso.
...