Trab desenvolvimento economico
Por: William Engel • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE PELOTAS
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
William Engel
GLOBALIZAÇÃO
Pelotas-RS
2015
1.Globalização
A globalização é um grande fenômeno que após a guerra fria começou a disseminar-se na união soviética e no leste europeu.
Ela surgiu pela necessidade de expansão de mercado e com a expansão da tecnologia que possibilitou uma grande conexão entre a politica, economia e cultura.
Muitos historiadores acreditam que a globalização começou com as grandes navegações e descobertas marítimas, mas foi no final do sec. XX que ouve sua efetivação com a queda do socialismo em parte da Europa e na união soviética. E já na década de 1970 com o neoliberalismo a globalização econômica se impulsionou.
A globalização econômica causou impacto nas empresas, fazendo com que elas visassem expandir seus negócios e repensar suas atividades pois o mercado encontrava-se saturado, com grande concorrência.
O objetivo das empresas era buscar barateamento de suas mercadorias , essa foi uma das grandes características da globalização, a busca por tecnologias e terceirizações para que suas mercadorias conseguissem ter um valor mais baixo.
Os meios de comunicação e transporte foram grande impulsionadores da globalização, não pode-se falar de expansão global sem falar da internet. Ela foi grande responsável pela disseminação cultural pelo globo, foi responsável também pelo avanço de comunicações e o estreitamento da politica entre as nações.
2.Outsourcing
Esse efeito foi muito importante para globalização da economia, as grandes empresas que encontravam-se em crise econômica, precisavam achar um meio para baratear suas mercadorias, assim expandiam-se para outras nações mais pobres, onde encontravam mão de obra mais barata e e energia . Essa terceirização até hoje acaba por se tornar muito rentável e expansora de fronteiras, por exemplo, podemos comprar hoje um tênis nos EUA, fabricado na China com matéria-prima do Brasil.
3.Coca Cola Company
A bebida foi criada por John Pemberton, um farmacêutico que curioso agitou um liquido caramelo e o levou a sua vizinha Jacob's Pharmacy, lá eles a misturaram a água com gás e deram a os clientes experimentarem. Os clientes foram unanimes, era uma bebida especial e foi assim que começou o legado da bebida mais famosa do planeta.
A coca cola company teve como dono depois o sr. Asa Griggs Candler que a deixou bem conhecida nos EUA, mas foi só em 1923 quando Woodruff. Se tornou presidente da empresa que a bebida começou a ganhar o mundo. Com Woodruff a coca cola foi a os jogos olímpicos mas teve seu auge na guerra. Durante a segunda guerra mundial muitos americanos foram mandados ao exterior, por isso os EUA e a Coca Cola se uniram por eles, Woodruff ordenou que “Todo homem de uniforme pudesse comprar uma garrafa de Coca-Cola por cinco centavos onde quer que estivesse e independentemente de quanto isso custasse à empresa”.
Em 1943, o general Dwight D. Eisenhower enviou um telegrama urgente à Coca-Cola solicitando a remessa de materiais para a construção de dez fábricas engarrafadoras. Muitas pessoas experimentavam a bebida pela primeira vez, assim com a paz a bebida poderia expandir seus horizontes.
Em meados dos anos 1940 a 1960 o numero de fabricas no exterior dobrou,
depois de 70 anos de sucesso com uma marca, a Coca-Cola®, a empresa decidiu expandir com novos sabores: Fanta®, originalmente desenvolvida nos anos 1940 e apresentada nos anos 1950; Sprite®, mais tarde, em 1961, seguido de TAB®, em 1963, e Fresca®, em 1966. Em 1960, a The Coca-Cola Company adquiriu a The Minute Maid Company, acrescentando uma linha de negócios totalmente nova – sucos – à empresa.
Novas bebidas foram acrescentadas à linha de produtos da empresa, incluindo a linha esportiva Powerade®, as bebidas de frutas para crianças Qoo® e a água mineral Dasani®. A família de marcas da empresa expandiu-se por meio de aquisições, incluindo Limca®, Maaza® e Thums Up®, na
...