TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Introdução a Economia

Por:   •  16/10/2022  •  Dissertação  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade federal Fluminense

Nome: Carla Almeida da Silva Nakahara

Curso: Administração pública

Matrícula: Disciplina: introdução à economia

Avaliação a distância 2-AD2 Responda as questões abaixo levando em consideração o conteúdo das aulas (incluindo materiais adicionais).

  1. Existem três condições que um bem deve desempenhar para que possamos considerar o mesmo como moeda: ser meio de troca, servir como unidade de conta e funcionar como reserva de valor. Explique cada uma delas.

R:Baseado com apostila introdução á economia volume 1, página 100, podemos dizer que Ser meio de troca ou seja ser exatamente aquele elemento que vai viabilizar a ocorrência de milhares de trocas a cada momento;

Servir como unidade de conta, o que implica ser uma medida que as pessoas usam para estabelecer os preços de seus serviços e bens, e fazer seus cálculos econômicos; e Funcionar como reserva de valor já que a moeda precisa aguardar poder de compra ao longo do tempo. Guardar poder de compra de hoje para amanhã.

Carvalho et al. (2000, p. 2) Definem a moeda como sendo “um objeto que responde a uma necessidade social decorrente da divisão do trabalho” enquanto Mankiw (2005, p. 628) define moeda como sendo o conjunto de ativos da economia que as pessoas usam regularmente para comprar bens e serviços de outras pessoas”.

  1. São três as razões fundamentais que levam as pessoas a demandar e reter moeda em seu poder. Aponte quais são e explique-as.

R: De acordo com apostila, são elas: a demanda da moeda para transações, a demanda de moeda para precaução e a demanda de moeda para especulação. Na demanda da moeda para transações, como os recebimentos e pagamentos não são sincronizadas, as pessoas precisam reter moeda para pagar suas despesas. Já a demanda da moeda por precaução, refere-se àquela parte da renda das pessoas retida para fazer frente a imprevistos e emergência. E por fim, a demanda da moeda por especulação, ocorre quando aquela parcela da renda das pessoas que poderiam ser aplicadas em títulos fica retida, pelo fato de a taxa de juros está baixa e as pessoas aguardarem sua elevação para comprar títulos. Logo assim, a demanda por moeda tem um componente influenciado pela taxa de juros a demanda especulativa e um componente que não depende de juros a demanda para transações e por precaução. Portanto oferta de moeda é a quantidade de moeda que o governo o reserva e emite, num determinado período, através das autoridades monetárias.

3-Podemos considerar como instrumentos de política monetária todas as variáveis que o banco central controla diretamente. São quatro os instrumentos clássicos de política monetária.  Aponte quais são e explique-os.

R: De acordo com a apostila, São controle das emissões de moeda, depósito compulsório ou reservas compulsórias (obrigatórias), operações com o mercado aberto (open Market) e política de redesconto. Controle das emissões de moeda: o banco central controla, por força de lei, o volume de moeda manual de economia, cabendo a ele as determinações das necessidades de novas emissões e respectivos volumes. Depósitos compulsórios ou reservas compulsórias (obrigatórias): processo no qual os bancos com comerciais, além de possuírem os chamados encaixes técnicos (o caixa dos bancos comerciais), são obrigados a depositar no Bacen   um percentual determinado por este sobre os depósitos à vista. Operações Com o mercado aberto (open Market):Consistem na compra e venda de títulos públicos ou obrigações pelo governo. Quando o governo coloca os seus títulos junto ao público, o efeito esperado é reduzir ou enxugar os meios de pagamentos, já que parte da moeda em poder do público retorna ao governo com o pagamento desses títulos. Ao contrário, quando o governo compra os títulos, efetua pagamento em moeda aos seus portadores, o que aumenta a oferta de moeda, e consequentemente, dos meios de pagamentos. Política de redesconto: implica na liberação de recursos pelo Bacen aos bancos comerciais, que podem ser empréstimos ou redesconto de títulos. Trata-se na verdade, de uma fonte acessível de empréstimo do Bacen  para os bancos comerciais. Existem os redescontos de liquidez, que são os empréstimos para os bancos comerciais cobrirem um eventual débito na compensação de cheques, e os redescontos especiais ou seletivos, que são empréstimos autorizados pelo Bacen visando a beneficiar setores específicos. Por exemplo, para estimular a compra de máquinas agrícolas, o banco central abre uma linha especial de crédito, pela qual os bancos comerciais emprestam (descontam) aos produtores rurais e redescontam o título junto ao Bacen. O sistema bancário comercial é formado por agentes que estão autorizados a receber depósitos a vista. Os principais agentes incluídos nesse nessa definição são: bancos comerciais; Banco do Brasil; e Caixa Econômica Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com