A Lei de Oferta e da Procura: tendência ao equilíbrio
Artigo: A Lei de Oferta e da Procura: tendência ao equilíbrio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianedca • 22/10/2013 • Artigo • 221 Palavras (1 Páginas) • 843 Visualizações
A Lei de Oferta e da Procura: tendência ao equilíbrio
O equilíbrio no mercado é definido como o ponto em que a um dado preço, preço de equilíbrio (p*), as quantidades demandadas e ofertadas se igualam (qd = qof), encontrando-se a quantidade de equilíbrio (q*), ou seja, o único ponto que pertence tanto a curva de demanda, quanto a curva de oferta.
Para qualquer preço diferente do preço de equilíbrio (p*), teremos um valor para quantidade demandada (qd) e outro para quantidade ofertada (qof). Pois, a um preço menor que p* a quantidade ofertada se encontra abaixo daquela de equilíbrio e tem-se uma situação de escassez do produto, dado que as quantidades demandadas serão maiores que as ofertadas, o que promoverá uma elevação de preços, promovendo o aumento da quantidade ofertada, até atingir-se o equilíbrio.
Entretanto, se o preço estiver acima de p*, haverá maiores expectativas de ganhos por parte dos ofertantes (fornecedores), expandindo a quantidade ofertada para acima do ponto de equilíbrio (p*; q*), gerando um excedente de produção, o que resultará numa competição entre os produtores, conduzindo a uma redução dos preços ou na quantidade ofertada, até que se atinja o ponto de equilíbrio.
Desta forma, quando há competição, tanto dos compradores (demandantes) quanto dos vendedores (ofertantes), há uma tendência natural (mão invisível) no mercado para se chegar a uma situação de equilíbrio.
...