A Preferência Pela Liquidez e Moeda
Por: Marina Morena • 28/6/2022 • Trabalho acadêmico • 328 Palavras (2 Páginas) • 105 Visualizações
Aula 5: Preferência pela liquidez e moeda
- Por que podemos considerar que a preferência pela liquidez como uma teoria dos preços dos ativos?
Segundo a teoria, a preferência pela liquidez considera que os rendimentos de curto prazo devem ser menores que os rendimentos de longo prazo. Assim, o investidor deve ser compensado, de alguma forma, se optar por ativos realizáveis apenas de longo prazo.
4. explique a relação entre moeda e os contratos em uma economia monetária da produção.
A moeda é o que estipula os contratos sociais, das obrigações estabelecidas. Quanto maior for a proporção das atividades pelo o contrato social faz com que os agentes possam ter mais segurança sobre o que vai ocorrer no futuro, ou, ao menos, que as obrigações acertadas serão cumpridas. Isso faz com que reduza a incerteza social, num círculo virtuoso que acaba permitindo a geração de maiores gastos e investimentos, garantindo a continuidade do ciclo renda-consumo, permitindo a manutenção ou aumento do nível de emprego na economia.
5. Considerando a preferência pela liquidez, explique o que são os “Ursos” e “Touros”.
Ursos são aqueles que esperavam as taxas de juros aumentassem no futuro, fazendo que o preço do título caísse, preferindo manter a moeda para evitar perdas futuras de capital. Touro são aqueles que esperam as taxas de juros caíssem no futuro para comprar títulos, em vez de manter a moeda.
6. porque o motivo precaução de demanda por moeda se relaciona com a especulação?
A relação entre a demanda por moeda e a taxa de juros absoluta que determinará o nível de moeda para especulação, ou seja, não é uma questão quantitativa, mas o quanto a taxa de juros sinaliza em relação ao nível da taxa própria taxa de juros que as pessoas considerem seguro em relação às suas expectativas para realizarem ou não sua demanda por moeda.
...