A dificil missão de entrar e se manter no mercado
Relatório de pesquisa: A dificil missão de entrar e se manter no mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valle.rodolfo • 8/11/2013 • Relatório de pesquisa • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 345 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 1
2 CONTEXTO EMPRESARIAL 2
2.1 A DIFICIL MISSÃO DE ENTRAR E SE MANTER NO MERCADO 2
2.1 REFLEXÃO 4
CONCLUSÃO 5
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho discutira um contexto empresarial vivido atualmente, na evolução das organizações entram em cena as pessoas habilidosas e competentes, que aplicaram sua inteligência na busca de soluções para seus problemas, e às vezes inocentemente fizeram história apenas tentando se manter no mercado e lucrar com sua empresa.
Vamos discutir neste trabalho, as habilidades e competências de um administrador, suas aspirações, inspirações e necessidades diante do mercado. Discutiremos modos de entrar no mercado, como adquirir apoio financeiro. E o mais importante como se manter no mercado, a ideia e a vontade de entrar não são suficientes, temos que ser bons administradores para nos manter neste mercado que é cada vez mais competitivo.
2 CONTEXTO EMPRESARIAL
2.1 A DIFICIL MISSÃO DE ENTRAR E SE MANTER NO MERCADO
Os textos propostos são de grande importância para quem pretende montar sua própria empresa, no primeiro texto vemos um empresário que com capital próprio encontrou nos utensílios domésticos sua fonte de renda, sem um plano de negócio Evaldo entrou no mercado e se firmou. A Indústria de panelas e assadeiras conta com 54 funcionários e tem um faturamento mensal de R$ 300 mil, mais se manter no mercado não foi sorte de principiante, qualidade e novidades são seus alvos principais. Todos buscam qualidade e preços baixos e sem duvidas uma empresa que está há nove anos no mercado esta conseguindo isso com sucesso. Para Evaldo, qualidade, agir corretamente e atender as necessidades dos clientes são fundamentais.
Nas lojas as peças são vendidas a preços acessíveis e segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas o consumo mundial de alumínio cresce 3,7% por ano e até 2015 a expectativa é que esse crescimento chegue a 4,1%.
No segundo texto aborda a possibilidade de abrir seu próprio negócio sem capital próprio, sem duvidas um grande desafio, mais que acaba se tornando fácil quando se tem um plano de negócios. Um bom plano de negócio é fundamental para conseguir um bom financiamento, você precisa mostrar ao banco a viabilidade do negócio, porem montar um bom plano de negócio não é tão simples quanto parece. Um bom plano de negócios deve conter muitas informações. No caso do químico Eduardo Martinez de Almeida que conseguiu um financiamento de R$ 400 mil para iniciar seus negócios, o plano de negócio foi fundamental e levou seis meses de pesquisa sobre o mercado para elaboração. Isso mostra que ter boa ideia não é suficiente para conseguir um financiamento um bom plano de negócios é fundamental para trazer credibilidade com o banco. Alguns tópicos são importantes na elaboração do plano de negócios, como: analise de mercado, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro, construção de cenários, avaliação estratégica tudo isso resultado de muita pesquisa. Sem esses pontos fica difícil o banco conseguir analisar se o ramo de atividade é viável ou não, conseguindo assim o tão esperado financiamento.
O mais importante nos dois casos são as funções administrativas, no primeiro texto, a organização direção e controle são os mais utilizados, no segundo texto, planejamento foi o principal, porem todos são utilizados de maneira correta e na dosagem certa.
Entrando um pouco na área contábil, identificamos uma diferença entre as duas empresas, no primeiro texto, a indústria de panelas que possuía seu capital e investiu todo ele em ativo imobilizado, matéria prima e mão de obra, gerando assim sua renda, para obter mais matéria prima dando continuidade na sua empresa, tudo demonstrado pelos demonstrativos contábeis, possibilitando o empresário a cortar gastos iniciais desnecessários para que assim deixe sua produção mais barata, para que o custo final da mercadoria seja competitivo. No segundo texto temos um empresário que não possuía capital próprio, com muita pesquisa conseguiu comprar seu capital, a partir daí investiu em imobilizado, mão de obra e matéria prima, porem com uma obrigação, pagar seu capital, financiado em 72 meses, a divida assumida foi muito maior que o que foi investido, o juros do financiamento muito alto poderia atrapalhar e levar a sua empresa a falência caso não fosse tratado com atenção, resumimos todos os custos do financiamento do capital em juros, porem são várias as variáveis macroeconômicas deixando o custo do financiamento mais alto que do era esperado.
...