A influência da oferta e da demanda na formação de um preço de mercado
Artigo: A influência da oferta e da demanda na formação de um preço de mercado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ludmilima • 3/12/2013 • Artigo • 731 Palavras (3 Páginas) • 1.549 Visualizações
Demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado como consumo.
A demanda pode ser influenciada por vários fatores, como:
- O gosto do consumidor;
- A relação entre o preço do bem – quanto maior, menor será a procura pelo mesmo;
- A relação de seu preço com o preço de bens substitutos. Ex.: o preço da manteiga e da margarina;
- A relação de seu preço e o poder de compra do consumidor.
Oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Depende de algumas variáveis:
- A quantidade ofertada de um bem;
- O preço deste bem;
- O preço dos bens concorrentes a este;
- O custo de produção destes bens;
- A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.
Assim, podemos ver que quanto há o aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo.
Num mercado a formação de preços depende diretamente das condições de oferta e demanda. A Lei Geral da Demanda é uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada e o preço deste bem.
A curva da demanda é negativamente inclinada devido ao efeito conjunto de dois fatores: o efeito substituição e o efeito renda. Se o preço de um bem aumenta, a queda da quantidade demanda será provocada por esses dois efeitos somados:
a) Efeito substituição: se um bem possui um substituto, ou seja, outro bem similar que satisfaça a mesma necessidade, quando seu preço aumenta, o consumidor passa adquirir o bem substituto, reduzindo assim sua demanda.
b) Efeito renda: quando aumenta o preço de um bem, o consumidor perde o poder de aquisição, e a demanda por esse produto diminui. Outras variáveis que afetam a demanda de um bem.
Efetivamente, a procura de uma mercadoria não é influenciada apenas por seu preço. Existe uma série de outras variáveis que também afetam a procura.
Exemplo:
Consideramos as:
QD = 8000 – 200P
QO = 800P – 4000
a) Preço de equilíbrio.
b) Relação de QD; QO quando o preço de equilíbrio.
c) Relação QD; QO quando P=11
d) Relação QD; QO quando P= 15
e) A representação gráfica das situações do mercado.
Resposta:
a) 8000 200P = 800P – 4000
8000 + 4000 = 800P + 200P
...