A invenção da máquina a vapor de James Watt
Tese: A invenção da máquina a vapor de James Watt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiago1988 • 30/4/2014 • Tese • 715 Palavras (3 Páginas) • 1.331 Visualizações
As empresas até o século XVIII se desenvolveram muito lentamente, somente com a invenção da maquina a vapor de James Watt (1736 – 1819), que a empresas começaram a evoluir e se desenvolverem significantemente, gerando ema mudança nos modos de produção, e em tôo o sistema da sociedade, de ordem econômica, política, social.
Surge assim um período conhecido como revolução industrial, nascendo na Inglaterra e se espalhando para o resto do mundo civilizado da época, é o período das mudanças da produção artesanal para a industrialização.
Veremos que a historia das empresas pode ser dividida em seis fazes, conforma o gráfico a baixo:
1º Artesanal Antiguidades até a Pré-revolução industrial Até 1780
2º Transição para a industrialização Primeira revolução industrial 1780 a 1860
3º Desenvolvimento industrial Após a segunda revolução industrial 1860 a 1914
4º Gigantismo industrial Entre as duas grandes guerras mundiais 1914 a 1945
5º Moderna Pós-guerra até a atualidade 1945 a 1980
6º Globalização Atualidade Após 1980
1. Fase Internacional: fase em que o regime de produção era artesanal, em pequenas oficinas, de mão de obra intensiva e não qualificada, trabalho escravo e de ferramentas toscas. O sistema comercial era de troca mercadorias.
2. Fase da transição do artesanato à industrialização: fase da mercadoria das oficinas e da agricultura, novas fontes de energia, o carvão, o material Básico agora é o fero, para produção de maquinas, como a de fiar, do tear hidráulico, do tear mecânico, o descaraçador de algodão na agricultura. É nesta fase também que a utilização das maquinas a vapor transforma as oficinas mecanizadas em fabricas e usinas com pesadas maquinas, substituir o esforço muscular humano, desenvolve–se as estradas de ferro de grande porte devido a invenção da locomotiva a vapor, desenvolve-se também a navegação a vapor, surge nesta época o telégrafo elétrico (1835) e do selo postal(1840).
3. Fase do desenvolvimento industrial: fase em que há a substituição do carvão para a eletricidade e os derivados do petróleo como principais fontes de energia. Surge então o motor a exploração e o motor elétrico, conseqüentemente neste período teremos o surgimento do carro (1880), do violão (1906), do telegrafo sem fio, do telefone (1876), do cinema, é o domínio da nascente industrial pela ciência e pelos avanços tecnológicos. O capitalismo industrial cede lugar ao capitalismo financeiro, surgimento assim os bancos e as financeiras, e as grandes empresas devido as seus tamanhos e as suas funções passa por um processo de burocratização.
4. Fase do gigantismo industrial: fase compreendida entre as duas Grandes Guerras Mundiais (1914 – 1945) utilizam organização e tecnologia avançada para fins bélicos, surgindo assim uma grande depressão econômica (1929) e uma crise mundial, porem há um avanço nos transportes e comunicações, como: aprimoramento dos automóveis e aviões, melhorias nas estradas de ferro e rodovias, navegação de grande porte, predomínio de aplicações, técnicos – científicos e ênfase
...