A macroeconomia
Resenha: A macroeconomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariziiinha • 11/10/2013 • Resenha • 555 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.
A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:
• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e dificitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
Componentes do PIB: Consumo, Investimento, compras do governo e exportações líquidas.
CONSUMO - O consumo é a despesa das famílias em bens e serviços. Os bens incluem as despesas das famílias em bens duráveis, como carros e eletrodomésticos, e bens não-duráveis, como alimento e vestuário. Os serviços incluem itens intangíveis, como cortes de cabelo e serviços de saúde. As despesas das famílias em educação também são incluídas no consumo de serviços (embora seja possível argumentar que elas se encaixem melhor no investimento.
INVESTIMENTO - O investimento é a compra de bens que serão usados no futuro para produzir mais bens e serviços. É a soma das compras de bens de capital, estoques e estruturas. O investimento em estruturas inclui despesas em imóveis residenciais novos. Por convenção, a compra de uma casa nova é a única forma de categoria de despesas das famílias classificadas como investimento, e não consumo.
COMPRAS DO GOVERNO - As compras do Governo incluem as despesas em bens e serviços dos governos locais, estaduais e federal. Isso inclui os salários dos funcionários do governo e as despesas em obras públicas.
EXPORTAÇÕES LÍQUIDAS - As exportações líquidas são iguais às compras, por parte dos estrangeiros, de bens produzidos internamente (exportações) menos as compras internas de bens estrangeiros (importações). Uma venda feita por uma empresa nacional a um comprador de outro país, como a Embraer para a Jet Blue, aumenta as exportações líquidas.
Conta do PIB nominal = Y = C + I + G + X – M / PIB real = PIB nominal/deflator (deflaro = $/$base)
FIB - Tal conceito surgiu no Butão, um país do sul da Ásia, região conhecida como Himalaia. Além dos aspectos econômicos, os precursores do conceito
...