A ocorrência de produtos estrangeiros para o mercado brasileiro
Artigo: A ocorrência de produtos estrangeiros para o mercado brasileiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: C071046 • 30/10/2013 • Artigo • 234 Palavras (1 Páginas) • 455 Visualizações
Nos anos de 1990, o Brasil conheceu uma abertura de mercado significativa. Ao abrir o mercado para produtos estrangeiros, inauguramos uma época de mudanças nas relações comerciais. O resultado disso foi o aumento da oferta de produtos e serviços e o estabelecimento de uma concorrência à qual as empresas nacionais não estavam habituadas.
A entrada de produtos estrangeiros, muitos deles a um custo inferior ao dos nacionais, balançou as estruturas da indústria brasileira. Era preciso repensar os modelos de negócio para fazer frente aos novos padrões de consumo. O consumidor, agora com uma gama muito maior de opções, começou a escolher mais, em função, da relação qualidade-preço, gerando assim competitividade entre as empresas.
A abertura do mercado resultou em mais exportação de produtos brasileiros, obrigando a nossa industria a adaptar-se a padrões internacionais de qualidade. Só se manteve no mercado quem conseguiu se adequar à nova realidade que impunha que se produzisse mais e melhor, com qualidade e ao mesmo tempo, com redução de custos, garantindo a competitividade.
Qualidade passou a ser tão importante para as empresas brasileiras que queriam se manter competitivas em nível nacional e internacional quanto já era para as norte-americanas desde a década de XX e para as japonesas após a Segunda Guerra Mundial. Desde então o tema qualidade tem sido amplamente discutido e tem ocupado posição de destaque nos meios empresariais. Aprender a geri-la corretamente passou a ser uma questão de sobrevivência.
...