TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Investimentos. Critérios econômicos de decisão

Tese: Análise de Investimentos. Critérios econômicos de decisão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Tese  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II

Análise de Investimentos

Empresa: Reno Delikatessen

Aluna: Débora Castro Barbosa nº matricula: 2003046792

e-mail: gemeadeb@yahoo.com.br

Professor Orientador: Antônio Sérgio

Belo Horizonte, dezembro de 2009

SUMÁRIO

1. Objetivo

2. Introdução

3. Revisão Bibliográfica

3.1. Taxa mínima de atratividade (TMA)

3.2. Critérios econômicos de decisão

3.3. Existência de restrições financeiras

4. Estudo do Caso

5. Definição do Problema

6. Análise dos Dados

7. Bibliografia

1. Objetivo

Este trabalho é a continuação de um trabalho realizado em uma lanchonete localizada na região central de Belo Horizonte. No trabalho anterior, ficou constatado que seria melhor produzir do que comprar os salgados que são vendidos no local, entretanto, tornou-se necessária a compra de equipamentos. Este trabalho visa analisar qual opção seria mais adequada à situação: comprar os equipamentos e produzir os salgados ou vender a lanchonete e procurar outro investimento.

2. Introdução

O mercado de lanchonetes é extremamente amplo, principalmente em Belo Horizonte que tem o maior número de bares e lanchonetes do Brasil. Entretanto, a sobrevivência neste ambiente é difícil devido a alta concorrência que chega a ser até mesmo desleal em alguns casos. Para continuar na “competição” é preciso oferecer produtos de qualidade, diferenciados e de baixo custo

aos clientes.

Na guerra de mercado é preciso saber no que investir. Neste contexto, este trabalho pretende analisar se é melhor investir em equipamentos e melhorar a qualidade e, possivelmente, a diferenciação do produto; ou se, dada a concorrência do mercado, é melhor desfazer-se do estabelecimento comercial e procurar outro investimento.

3. Revisão bibliográfica

Após a classificação dos projetos tecnicamente corretos é imprescindível que a escolha considere aspectos econômicos. E é a engenharia econômica que fornece os critérios de decisão, para a escolha entre as alternativas de investimento. Infelizmente, nem todos os métodos utilizados são baseados em conceitos corretos. Por esta razão é muito importante ter cuidado com uso de alguns destes métodos, e principalmente, conhecer suas limitações. Os métodos de avaliação que serão apresentados, para efeito de avaliar méritos de alternativas para investimento, apresentam como principal característica o reconhecimento da variação do valor do dinheiro no tempo. Este fato evidência a necessidade de se utilizar uma taxa de juros quando a análise for efetuada através de um deles. A questão é definir qual será a taxa a ser empregada. A TMA é a taxa a partir da qual o investidor considera que está obtendo ganhos financeiros. Existem grandes controvérsias quanto a como calcular esta taxa. Alguns autores afirmam que a taxa de juros a ser usada pela engenharia econômica é a taxa de juros equivalente à maior rentabilidade das aplicações correntes e de pouco risco. Uma

proposta de investimento, para ser atrativa, deve render, no mínimo, esta taxa de juros. O método do valor presente líquido, também conhecido pela terminologia método do valor atual, caracteriza-se, essencialmente, pela transferência para o instante presente de todas as variações de caixa esperadas, descontadas à taxa mínima de atratividade. Em outras palavras, seria o transporte para a data zero de um diagrama de fluxos de caixa, de todos os recebimentos e desembolsos esperados, descontados à taxa de juros considerada. Se o valor presente for positivo, a proposta de investimento é atrativa, e quanto maior o valor positivo, mais atrativa é a proposta.

Retornar o investimento significa que mensalmente sua empresa devolve parte do investimento que você fez inicialmente ou durante a vida da empresa. Esta parte que retorna, que paga o investimento feito, é o lucro acumulado no período. Verdadeiramente, o negócio só é viável se for capaz de retornar ou devolver o investimento realizado. Daí surge à expressão taxa interna de retorno. Significa o percentual, como se fosse uma prestação mensal, que sua empresa paga mensalmente, referente ao investimento feito. Como comparação mais imediata, o negócio é bom se gerar uma taxa de retorno superior ao que outro investimento proporcionaria para você.

Após a classificação dos projetos tecnicamente corretos é imprescindível que a escolha considere aspectos econômicos. E é a engenharia econômica que fornece os critérios de decisão, para a escolha entre as alternativas de investimento.

Infelizmente,

nem todos os métodos utilizados são baseados em conceitos corretos. Por esta razão é muito importante ter cuidado com uso de alguns destes métodos, e principalmente, conhecer suas limitações.

Um dos métodos, que é muito utilizado, e que possui limitações do ponto de vista conceitual é o PAY-BACK ou método do tempo de recuperação do investimento. O método do PAY-BACK consiste simplesmente na determinação do número de períodos necessários para recuperar o capital investido, ignorando as conseqüências além do período de recuperação e o valor do dinheiro no tempo. Normalmente é recomendado que este método seja usado como critério de desempate, se for necessário após o emprego de um dos métodos exatos.

Neste curso serão estudados três métodos de avaliação, que convenientemente aplicados dão o mesmo resultado e formam a base da engenharia econômica. Estes métodos são exatos e não apresentam os problemas observados, por exemplo, no PAY-BACK. Os métodos são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com