Análise de estruturas de mercado
Seminário: Análise de estruturas de mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isadoracsss • 27/4/2014 • Seminário • 327 Palavras (2 Páginas) • 377 Visualizações
QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)
A leitura deste texto nos remete a um importante estudo microeconômico – Análise das Estruturas de Mercado. Das estruturas de mercado estudadas qual você acredita ser mais estimulada com o assunto central do texto? Comente sua resposta com base na teoria estudada. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
A estrutura de mercado que o texto se refere são os Oligopólios. A fusão e incorporação de empresas de um mesmo setor de atividades gera um dominio único na produção de uma determinada mercadoria ou serviço, caracterizando um Oligopólio. Alguns exemplos são a fusão da Perdigão com a Sadia, a compra do Banco Real pelo Grupo Santander, e a União entre Itaú e Unibanco. Atualmente, a maior parte do mercado está concentrada em um numero pequeno de empresas que controlam quase todo o mercado brasileiro. No oligopólio o forte bloqueio de entrada de concorrentes é grande, não permitindo que tenham acesso ou uma entrada com facilidade.
QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)
Ainda no âmbito microeconômico, como você vislumbra vantagens e/ou desvantagens para o consumidor? Explique com base nas leis da oferta e procura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
No oligopólio, muitas vezes ocorre a criação de um cartel, onde as poucas empresas dominantes fazem um acordo para manter o preço do produto comercializado, exercendo poder de pressão sobre o mercado. Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, por conta da existência de um reduzido número de empresas dominantes no mercado, elas têm o poder de fixar os preços de venda nos seus termos, tornando os preços altos. As empresas fundidas passam a produzir em curta escala, forçando o aumento de preços e o consumidor não para de consumir (lei da procura).E assim, temos um cruzamento entre as leis da oferta e da procura. Já a vantagem está na redução de custos na produção, operacionais, marketing entre outros.
...