Apostila de fundamentos da economia
Artigo: Apostila de fundamentos da economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: steffison • 3/6/2013 • Artigo • 393 Palavras (2 Páginas) • 552 Visualizações
RESPOSTAS DO CÁPITULO 5. "APOSTILA DE FUNDAMENTOS DA ECONOMIA"
1. A demanda pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores adquirem em determinado período de tempo. A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumo. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
2. Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem, COETERIS PARIBUS. É a chamada lei geral da demanda. A lei da demanda funciona, quando deixamos todas as variáveis fixas. Renda taxa de juros e outras variáveis que afetam a decisão dos consumidores.
3. Pode-se conceituar OFERTA como as varias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Fatores que dependem a oferta; seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.
4. È um meio de proteger e ajuda-los diante de uma possível queda acentuada de preço e consequentemente da renda agrícola. O governo pode adotar dois tipos de política; Política de compras. E política de subsídio.
5. A) Os fatores que influenciam a elasticidade - preço da demanda: Existência de bens de substitutos, Essencialidade do bem e importância do bem, quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor.
B) Porque tem uma demanda inelástica por não dispor de um bem substituto.
C) Porque o aumento do preço provoca aumento da receita total, e redução de preço provoca diminuição da receita total.
6. O consumidor mais afetado com um aumento de um imposto sobre venda, ele deixaria de compra-lo caso esse aumentasse bruscamente. Por se tratar de uma demanda a qual o aumento ou redução de preço afeta na escolha do consumidor.
7. Elasticidade – renda: Mede a variação percentual da quantidade da mercadoria comprada resultante de uma variação percentual na renda do consumidor, coeteris paribus. Elasticidade – preço cruzada da demanda: mede a mudança percentual na quantidade demandada do bem x quando se modifica percentualmente o preço de outro bem. Desse modo mede a variação percentual na quantidade procurada do bem x com relação á variação percentual no preço do bem y, coeteris paribus. Elasticidade – preço da oferta: Mesmo raciocínio utilizado para a demanda, quanto maior o preço, maior a quantidade que o empresário estará disposto a oferta, coeteris paribus.
...