Aprender a respeitar e cuidar do corpo
Tese: Aprender a respeitar e cuidar do corpo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deidicampos1 • 24/5/2014 • Tese • 981 Palavras (4 Páginas) • 297 Visualizações
Categoria Atividades transdisciplinares
Navegação de Posts
Perguntas-guia para Atividades Transdisciplinares 1
A seguir, discuto algumas perguntas-guia para a realização de atividades transdisciplinares na sala de aula:
1.1. Aprender a respeitar e cuidar do Corpo
Precisamos evitar que o corpo seja deixado de lado, pois junto ao crescimento exponencial da tecnologia, cresce também a apatia, o sedentarismo, doenças de empatia como a depressão e a ansiedade. O corpo nunca foi tão negligenciado por uma sociedade. A “cultura do corpo” tão difundida nas academias de ginástica e na mídia é, na verdade, a cultura do não-corpo, da não aceitação de seu corpo e suas habilidades naturais, da não escuta aos seus anseios e necessidades.
A aceleração da vida moderna nos faz adormecer o corpo. Não há tempo nem lugar para sentir cansaço, poluição, desconforto, fome. A falta de atenção ao corpo favorece o aparecimento de doenças e o bem-estar fica cada vez mais distante do cotidiano das pessoas. Qualidade de vida confundiu-se com perda do bem-estar em função do trabalho e da rotina corrida. É necessário reestabelecer a harmonia entre o corpo e as outras dimensões o humano.
Nesse sentido, que perguntas-guia podem nortear uma prática educativa transdisciplinar?
Qual a atenção que o professor dá ao corpo?
Ao seu próprio corpo?
Que atividades realiza com o objetivo de favorecer o contato do aluno com seu próprio corpo?
Há aulas de saúde, bem-estar?
Estudam conteúdos relacionados ao corpo e sua saúde?
Há conteúdos que envolvem movimento ou alimentação saudável?
Há atividades de escuta do corpo, suas necessidades?
1.2. Aprender a exercer a Cidadania Planetária
1.2.1. Conviver na Diversidade (dos Meios Sociais e dos Ambientes Naturais)
O modo de operar do pensamento cartesiano possui a tendência à homogeneidade e generalização. Após séculos operando desta maneira, a sociedade ocidental já globalizada enfrenta o grande desafio de aprender a conviver com o diverso, o que foge de suas próprias referencia, o que não é generalizável nem se pode homogeneizar.
A multiculturalidade, a multirrefencialidade e a multidimensionalidade passam a ser cada vez mais percebidas. Culturas e indivíduos que enfrentam a globalização com sua pasteurização cultural tentam encontrar cada vez mais espaço de resistência.
Reaprender as tradições locais e sua sabedoria é o primeiro passo para entender as outras tradições e suas particularidades. “Não existe um lugar cultural privilegiado de onde se possam julgar as outras culturas. A abordagem transdisciplinar é ela própria transcultural.” (CARTA DA TRANSDISCIPLINARIDADE apud NICOLESCU, 1999, p. 162)
Desenvolver o senso de diplomacia e a capacidade de estabelecer um diálogo genuíno transcultural é uma grande necessidade nos dias de hoje. Engrandece as tradições em vez de empobrecer, como o que ocorre com a globalização.
Conviver na diversidade não se dá somente entre os seres humanos. Precisamos aprender a conviver na diversidade dos ambientes naturais.
Nesse sentido, que perguntas-guia podem nortear uma prática educativa?
Como oportunizar cenários propícios para o desenvolvimento das habilidades de diplomacia e convívio com o diferente?
As atividades desenvolvidas no ambiente educativo são propostas ao aluno individualmente ou ao grupo de alunos?
Os alunos necessitam trabalhar em grupo conjuntamente para a realização das atividades?
Os alunos precisam argumentar, defender seus pontos de vista e, ao mesmo tempo, tentar entender os pontos de vista diferentes dos seus?
De que forma o professor facilita esses processos?
1.2.2. Atuar com responsabilidade Socioambiental
Um dos grandes aspectos de uma verdadeira Cidadania Planetária é exercer a responsabilidade de transformação social que possuímos.
Reconhecer essa responsabilidade e atuar de forma a promover uma real transformação socioambiental é exercer uma atitude transdisciplinar coerente.
Neste momento de crise, movimentos atuantes devem conquistar cada vez mais espaço, em diferentes dimensões de ação, indo através de redes sociais, protestos criativos nas ruas, atuação individual em contextos familiares e de trabalho, nas escolas.
Como desenvolver esses objetivos em uma prática educativa transdisciplinar?
...