As razões da Reengenharia
Pesquisas Acadêmicas: As razões da Reengenharia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joycebru • 8/4/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.536 Palavras (7 Páginas) • 617 Visualizações
1. A Reengenharia, conceito introduzido por James Champy e Michael Hammer através do best-seller “Reenginnering the Corporation” publicado em 1993, consiste em repensar e redesenhar radicalmente as práticas e processos nucleares da organização tais como o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos produtos, a cultura organizacional, a resposta às encomendas, entre outras, a fim de aumentar a produtividade através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.
As razões da Reengenharia ?
1. Existem duas razões primordiais pelas quais as empresas estão a procurar novas idéias na busca de alterações de fundo: são os efeitos da globalização que gerou um universo competitivo e as exigências dos clientes. Durante muitos anos, uma empresa era considerada segura, caso fosse competitiva numa dessas três áreas :
INDICIO DA NECESSIDADE DE REENGENHARIA
1. percepção de que os concorrentes têm uma vantagem no custo, velocidade, flexibilidade, qualidade ou serviço.
2. nova visão ou nova estratégia : necessidade de criação de capacidades operacionais
3. necessidade de reavaliação de opções estratégicas, entrar num novo mercado ou redefinir serviços/produto
4. mudança do mercado
5. perda de percentagem de mercado
6. novas regras de concorrência/ novos concorrentes
7. novas normas
8. ciclos de vida de produto mais curtos novas tecnologias
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfT2kAB/reengenharia
REENGENHARIA
" ... consiste no repensar fundamental e no redesenhar radical dos processos de trabalho com o objetivo de obter melhorias dramáticas nas medidas contemporâneas críticas da performance da empresa, seja nos custos, na qualidade, no serviço ou no tempo".
Michael Hammer
"Reengineering the Corporation"
INTRODUÇÃO
A Reengenharia, criada por Michael Hammer, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alçarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos.
TIPOS DE REENGENHARIA
Reengenharia de processos produtivos: consiste em modificar qualquer ciclo de processos padrão, que esteja em uso em uma dada organização, a fim de melhor acomodar as tecnologias novas e emergentes, bem como os requisitos dos clientes para um produto ou sistema.
Reengenharia de processos administrativos: é direcionada para alterações potenciais em todos os negócios ou processos organizacionais.
Reengenharia de sistemas de software ou produtos: é o exame, estudo, captura e modificação de mecanismos internos ou funcionalidade de um sistema existente ou produto, visando reconstituí-lo em uma nova forma e com novas características, freqüentemente para tomar vantagem das novas e emergentes tecnologias, mas sem grandes alterações na funcionalidade e propósito inerentes ao sistema.
QUANDO A REENGENHARIA É NECESSÁRIA?
Quando as empresas estão em dificuldades e nenhuma solução tomada anteriormente resolveu o problema, ou seja, a empresa está em grandes apuros.
As empresas que não estão em dificuldades, mas cuja a gerência prevê problemas à frente.
As empresas que não possuem dificuldade discernível, agora ou no futuro mas a sua gerência é ambiciosa e agressiva. Essas empresas vêem na reengenharia a oportunidade de aumentar ainda mais sua liderança
sobre os concorrentes.
CONCLUSAO:
As constantes mudanças no mercado obrigam a um novo tipo de organizações, mais flexíveis, mais ágeis, competitivas que respondam de forma mais adequada às solicitações do mercado.
O Processo Reengenharia pode contribuir para atingir estes objetivos, desde que seja BEM ENTENDIDA e BEM APLICADA.
REENGENHARIA – FORD
CASOS DE SUCESSO
IBM: Reduziu o tempo na produção de um computador de SETE dias para UM dia.
XEROX: Diminui o prazo de entrega ao produto mercado, melhorando os processos de planejamento, qualidade de seus produtos e administração.
MC DONALD´S: Aumentou a eficácia do planejamento e controle de estoque, através da informatização de suas lojas.
A reengenharia é um sistema administrativo criado no início da década de 90 por Michael Hammer e James Champy. Ela é muito utilizada para manter as empresas competitivas no mercado, mantendo-as com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através do “rompimento” com costumes obsoletos. Suas primeiras aplicações foram realizadas em empresas dos Estados Unidos.
O QUE É A REENGENHARIA?
Basicamente, o sistema administrativo denominado reengenharia pode ser definido como:
“(…) UM REDESENHO DE PROCESSOS, QUE ENVOLVE A READEQUAÇÃO DOS PROCESSOS EMPRESARIAIS, ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E VALORES DA ORGANIZAÇÃO, OBJETIVANDO UMA GUINADA NOS RESULTADOS DOS NEGÓCIOS DA ORGANIZAÇÃO”. - Stair e Reynolds (2002, p.39)
A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, etc.. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.
(http://www.sobreadministracao.com/reengenharia-o-que-e-e-como-funciona/)
COMO
...