Atividades práticas controláveis na administração e logística de materiais
Seminário: Atividades práticas controláveis na administração e logística de materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isilva • 24/10/2014 • Seminário • 2.609 Palavras (11 Páginas) • 435 Visualizações
1. Introdução:
A Atividade Pratica Supervisionada de Administração de Materiais e Logística tem a finalidade de apresentar os conhecimentos adquiridos ao longo de pesquisas e artigos. Abordaremos o conceito da administração de materiais, bem como suas aplicações no meio organizacional.
Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, compreendendo campos pessoais, materiais e financeiros. Neste caso será aplicado na área material.
Constataremos pesquisas feitas em organizações variadas para ver essa administração de forma pratica, mostrando se estão executando do modo correto e se estão sendo bons empresários.
Também conheceremos o conceito e algumas aplicações da cadeia de suprimentos, mostrando sua importância para planejar e controlar uma rede de fatores visando satisfazer o cliente. Porque o mais importante numa organização é trazer melhorias a comunidade satisfazendo as necessidades do cliente interno e externo.
2. Administração de Materiais:
Uma empresa de sucesso é aquela que além de administrar bem e de forma ética, respeita a natureza e colabora com a comunidade tratando bem seus clientes. A administração que é toda execução de atividades que a empresa realiza, sendo tratada a seguir, a parte que fala dos materiais. Que está relacionada à logística empresarial, abrangendo manutenção, suprimento e transporte. É uma ferramenta de fundamental importância para manter o equilíbrio da empresa, que se baseia na necessidade de produzir mais com custos mais baixos.
Seu novo enfoque aborda a logística, que é composta por atividades de administração de materiais e distribuição física, englobando o controle e a coordenação de demanda.
A administração de materiais é os fluxos dos mesmos que especifica a compra, recebimento, planejamento, controle de produção, expedição, tráfego e estoque. Trata-se da ordem de compra, transporte até a fabrica e manutenção dos estoques, satisfazendo às necessidades dos clientes da produção, que é o gerente de materiais da firma, ou seja, lida com os clientes internos.
Os objetivos dessa administração são preços baixos, alto giro de estoques, baixo custo de aquisição e posse, continuidade de fornecimento, consistência de qualidade, despesas e aperfeiçoamento com pessoal, relações favoráveis com fornecedores e bons registros. Promove o material certo, no local de operações certo, no instante correto e em condições utilizável ao custo mínimo.
A distribuição física é o partir dos materiais da firma até os clientes externos. Abrange transporte de carga, armazenamento, movimentação, embalamento, controle de estoques, processamento dos pedidos, previsão de mercado e atendimento ao cliente.
Para a identificação de um material, equipamento ou ferramenta, especialmente quando nos referimos a ele em processos administrativos formais, temos que criar códigos para referenciá-los.
O caminho para codificação é por meio da especificação (identificação de materiais), da simplificação (redução da variedade), da padronização (tornar obrigatório materiais especificados) e da classificação (Criar classes no grupo de materiais).
Assim podemos classificar os materiais conforme a necessidade e cultura da empresa, que deve existir sobre critérios. São eles a utilização, o valor econômico e o valor estratégico.
Ainda conforme a classificação é desenvolvida políticas de materiais. Algumas são comuns e aplicam-se a atividades de suprimentos. Estão listadas algumas como, a política de padronização, a política de acompanhamento e a política de seleção.
A política de padronização dos materiais em uso se dá pela aplicação de especificações técnicas e pela existência de um programa de classificação e catalogação de materiais. Ele tem a finalidade de reduzir custos de obtenção de materiais, facilitar operações de compras, reduzir custos de produção e manutenção e facilitar operações de transformação, armazenagem, transporte e manuseio.
A política de acompanhamento do ciclo dos materiais, evita dispêndio excessivo de recursos, paralisação da empresa pela falta de material, eliminação de estoques mortos e sucatas excessivas ao fim da vida útil do material.
A política de seleção serve para separar medicamentos e materiais com maior valor terapêutico, facilitar o atendimento as normas de vigilância sanitária, facilita o fracionamento, facilita a aquisição e separa os de menor toxidade. Quanto aos medicamentos, reduz a variabilidade desnecessária, aumenta a qualidade farmacêutica com normas de vigilância e garante as prescrições medicas.
Conforme os critérios de classificação, temos a classificação ABC e a classificação XYZ. A classificação ABC que é expresso por uma curva, separa os itens de maior importância ou impacto dos que são em menor número; conforme utilização, sendo o A (maior importância), o B (importância media) e o C ( importância baixa). A classificação XYZ, é por meio de criticidade, sendo o X (vital), o Y (intercambiável) e o Z (ordinário).
O administrador deve dar importância à compra, o transporte, a armazenagem, o estoque, entre outras varias importâncias.
A procura e obtenção dos materiais ou a compra, preocupa-se em manter os estoques cheios e o foco na aquisição de bens. A compra deve ser feita com ética, pois é estritamente necessária nesse departamento. Não aceitar presentes, material promocional ou até torça de serviço de fornecedores, sendo que também não deve oferecer. Se aceitar presente, este deve ser sorteado com todos da organização.
No transporte deve-se estar sempre atento as modernas técnicas e equipamentos usados e na evolução das relações comerciais que pode economizar tempo e recursos. Um baixo desempenho na execução pode comprometer a atividade da organização.
Na armazenagem, tem o um custo de posses e conservação do material e do próprio estoque. As modernas técnicas e equipamentos de armazenagem e embalagem aumentam a eficiência e reduz os custos.
No estoque, deve-se haver um planejamento e padronização adequada para reduzir os estoques armazenados, aumentando a velocidade com que ele entra e sai. O seu papel é garantir uma vantagem competitiva.
Uma organização de saúde é um sistema produtivo de atenção a saúde, onde o abastecimento integra-se para atender as necessidades de insumos (materiais de consumo) e de equipamentos (materiais permanentes) daqueles que desenvolvem e disponibilizam os produtos, que são
...