BALANÇO PATRIMONIAL
Tese: BALANÇO PATRIMONIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roanjos • 10/10/2013 • Tese • 534 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
As demonstrações tidas como obrigatórias no Brasil são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) .Além de todas estas demonstrações supracitadas devemos ressaltar a importância e necessidade da elaboração das notas explicativas como forma de complemento das demonstrações contábeis. Este trabalho tem por objetivo enfatizar essas obrigatoriedades detalhadamente com objetivo de facilitar a identificação e o conhecimento contábeis das empresas.
2 BALANÇO PATRIMONIAL ( Lei 6404/76)
2.1 CONCEITO
É a apresentação dos saldos respectivos de todas as contas da contabilidade de uma companhia em uma determinada data, dispostos ou arrumados de uma forma relativamente padronizada, com a finalidade de permitir, a quem o analisa, uma visualização rápida da posição econômico-financeira dessa companhia naquela data.
Assim, temos a conceituação definida pelo Conselho Federal de Contabilidade.
"O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade".
A estrutura do Balanço Patrimonial é formada pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
2.2. GRUPO DE CONTAS
O balanço patrimonial consiste na apresentação das contas classificadas por grupos, segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia. No Brasil, a Lei nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) padronizou o título de cada grupo do balanço. Assim, o balanço patrimonial deve ser apresentado com as contas classificadas nos seguintes grupos:
2.2.1 ATIVO
No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
a) Ativo Circulante: As disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. No Ativo Circulante ainda existem as contas retificadoras ou redutoras como, por exemplo, a conta de títulos descontados, a de provisão de créditos de liquidação duvidosa, entre outras.
b) Ativo Realizável a Longo Prazo: Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (Art. 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;
b) ativo permanente, dividido em:
• Investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;
•
...