TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAP 9 O setor externo: a crise internacional de 2008

Artigo: CAP 9 O setor externo: a crise internacional de 2008. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 2

CAP 9 O setor externo: a crise internacional de 2008

Determinação da taxa de câmbio: Uma taxa de câmbio elevada significa que o preço de divisa estrangeira esta alto, ou que a moeda nacional está desvalorizada. Assim, a expressão desvalorização cambial ou depreciação cambial indica que houve um aumento da taxa de câmbio maior número de reais por unidade de moeda estrangeira. A moeda nacional é desvalorizada, e a dólar, por exemplo, valorizado. Por sua vez, valorização ou apreciação cambial significa moeda nacional mais forte, isto é, pagam-se menos reais por dólar, por exemplo, e tem,se em consequência,uma queda na taxa de cambio.Nesse caso a moeda nacional foi valorizada,e o dólar desvalorizado.A determinação da taxa de câmbio pode ocorrer de dois modos:institucionalmente pela decisão das autoridades econômicas com a fixação periódica das taxas(taxas fixas de câmbio),ou pelo funcionamento do mercado no qual as taxas flutuam automaticamente em decorrência das pressões de oferta e demanda de divisas estrangeiras (taxas flutuantes ou flexíveis).

A demanda de divisas é constituída pelos importadores, que precisam delas para pagar suas compras no exterior, uma vez que a moeda nacional não é aceita fora dos pais e também pelas saídas de capitais financeiros, pagamentos de juros,remessas de lucros,saída de turista.

A oferta de divisas é realizada tanto pelos exportadores, que recebem moedas estrangeiras em contrapartida a suas vendas, como pela entrada de capitais financeiros internacionais, turista etc. Como a divisa não pode ser utilizada internamente precisa ser convertido em moeda nacional.

Taxa de câmbio e inflação: A descida das taxas de câmbio torna a moeda nacional mais barata face às restantes. A desvalorização da moeda tem um efeito benéfico sobre as exportações, que se tornam mais competitivas; consequentemente, tem um efeito nefasto sobre as importações, funcionando como instrumento correto de desequilíbrios da balança de pagamento.. Neste raciocínio, está sempre implícita uma aceitável elasticidade das exportações e importações à taxa de câmbio, o que depende não só das condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com