Caso Concreto
Ensaio: Caso Concreto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulosaudades • 10/5/2013 • Ensaio • 457 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
Aula 6
Caso Concreto 1:
1. Segundo Thomas Hobbes o estado de Natureza é entendido como um estado onde os indivíduos vivem isolados e em luta permanente. Tais individuos seriam naturalmente egoistas e viviam em função de proteger os seus própios enteresse. Para Hobbes vigora uma guerra de todos contra todos ou o que ele chama de, “O homen lobo do homen”. Neste estado o homen é como um animal, a lei da selva ou do poder da força vigora; é uma guerra do mais forte que domina o mais fraco para sobreviver, e o medo os dominam. Conforme Hobbes, os homens vivem em guerra constante e o medo principal é o da morte violenta. (Do Livro: Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, ano 2000, pág. 220-223).
2. Para Hobbes o que legitima o pacto é a passagem de natureza à sociedade civil, onde os individuos renunciam sua liberdade natural (violência) por troca de um direito a vida e segurança, isto é o que legitima o pacto.
3. Os líderes do movimento que levou medo à Bahia provocaram greve, a queimação de carretas e ônibus e aumentou o índicie de violência; os policiais acreditaram que suas atitudes em mobilizar uma baderna baiana seria uma forma deles lutarem por melhores salários para os policiais. “Para eles, nada é mais importante do que seus próprios interesses (...).” Esta frase destaca um ponto chave na ideologia de Hobbes, onde ele diz que o homen em seu estado de Natureza, expressa o lobo do homen, tornando-se egoista em seu estado natural. Os policiais causaram chaos ao buscarem os seus propios intereses. Eles renunciaram o seus direitos dado pelo o estado da sociedade civil, onde o poder e a segurança à vida é assegurada pelo Estado, e regressaram ao seu estado natural. Este comportamento é um exemplo que envolve a tese de Hobbes e o pacto social claramente.
Caso Concreto 2:
1. sim, porque quando não há um regulamento ou uma integração política do governo para combater a violência, quando falta um controle soberano, será complicado conter e monitorar o controle da segurança. Entretanto, a falta de um poder soberano e a decadência de uma sociedade civilizada é o que causa os aumentos dos índicies de violência. Entendemos segundo a teoria de Hobbes, que a falta destas coisas faz com que o homen volta ao estado humano, seu institio natural e começa a buscar os seus própios intereses por meio da violência novamente.
2. A solução de Hobbes seria iniciar a convenção do estado natural para um estado político onde este estado seria constituída pelas instituições do poder soberano ou os órgãos de Estado que regeria por imperativos distintos como: vida, segurança, propiedade, ordem, defesa e ect. (Sociedade Civil, Dicionario online/Verbete, Virginia Fontes, 09/10/2012).
...