Comportamento organizacional
Projeto de pesquisa: Comportamento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dogaqds • 9/3/2014 • Projeto de pesquisa • 2.306 Palavras (10 Páginas) • 256 Visualizações
KETLLEN SABRINA RA: 430731
MANAUS – AM
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Curso de Administração
Comportamento Organizacional
Relatório apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota final na disciplina de Comportamento Organizacional sob a orientação da tutora EAD Ma Yaeko Ozaki.
MANAUS – AM
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPITULO 1 5
Definição de Comportamento Organizacional 6
Variáveis de Comportamento Organizacional 6
Sistema Aberto E Sistema Fechado 6
CAPITULO 2 8
Análise da Velocidade e os Efeitos das Mudanças nas Organizações 8
CAPITULO 3 10
Trabalho em Equipe 10
CAPÍTULO 4 11
Relação dos Conceitos de Percepção e Comunicação à Arte de Administrar 11
CONCLUSÃO 12
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 13
INTRODUÇÃO
Com base nas teorias de alguns autores que com suas ideias e criticas definiram o Comportamento Organização como estudos voltados para a visão sistemática do comportamento humano; focam nas ações no ambiente das organizações, buscam identificar causas e razões que levam a determinados acontecimentos e fenômenos.
O principal objetivo é monitorar o comportamento do ser humano para ampliar a contribuição e a eficácia no trabalho. Com tudo a uma grande dificuldade de funcionamento por se tratar de seres humanos.
A divisão entre os indivíduos, grupo e organização é meramente didático, tanto a área coberta por comportamento, nada mais é do que a força de trabalho, as pessoas que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade, é o entendimento que motiva os indivíduos, os grupos de relacionamento da empresa com seu ambiente, ou seja, este estudo preocupa-se com as atitudes e com o desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional.
É uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização pode alcançar seu objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seu esforços afim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. As pessoas ingressam e fazem parte das organizações, para obter satisfação de suas necessidades pessoais através de sua participação nela. Para obter essas satisfações as pessoas estão dispostas a fazer investimentos pessoais na organização.
A organização espera que as pessoas realizem suas tarefas e ofereça-lhes incentivos e recompensas, enquanto as pessoas oferecem suas atividades e trabalhos esperando obter certas satisfações pessoais. As pessoas estão dispostas a cooperar desde que as suas atividades na organização contribuam diretamente para o alcance de seus próprios objetivos pessoais.
CAPÍTULO 1
Definição de Comportamento Organizacional.
Pela definição de Karla Sampaio, acredita que o comportamento Organizacional é o principal fator que deve ser estudado, pois permite à pessoa compreensão do individuo Uno e Múltiplo. Em sua visão, o CO engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração, representação assim a convergência gradual das diversas escolhas de pensamento. Possibilitando criar novas formas de motivação para os funcionários, gerando maior lucro para a empresa.
Comportamento Organizacional é o ato de se estudar seres humanos dentro das Organizações. Visa elaborar formas mais adequadas de motivação para os funcionários, ao mesmo tempo em que dá lucros para a empresa, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
VARIÁVEIS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Variáveis são características qualquer que pode ser estudada, pode ser observada e medida ex: temperatura, produtividade. Existe um instrumento de avaliação de desempenho, que pode apresentar mudanças de valor e intensidade entre os trabalhadores.
As principais variáveis são: estrutura, clima, e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.
...