Comportamento organizacional
Seminário: Comportamento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talitinhaa • 18/3/2014 • Seminário • 539 Palavras (3 Páginas) • 400 Visualizações
Comportamento Organizacional
Relatório capitulo 7 e 8 do PLT:
Com base nos dados adquiridos, podemos definir personalidade como um conjunto de características de um individuo, que são adquiridas com o decorrer do tempo e perduram pelo mesmo.
O tipo de personalidade pode estar relacionado às heranças genéticas, ou por influencias das ações humanas como a cultura, modos educacionais e também pela influencia familiar.
Observamos que existem vários tipos de teorias para definir cada tipo de personalidade:
Teoria dos Traços: Onde a personalidade do ser humano esta relacionada aos traços de um determinado grupo, sendo assim com o decorrer do tempo passa a demonstrar traços iguais ou parecidos do mesmo.
Teoria Psicodinâmica: Nesta teoria é levada muito em conta a opinião do psicanalista Sigmund Freud, que aponta como principal fator de personalidade o inconsciente. Deste modo compreendesse que o comportamento impulsivo,adicionado a consciência de valores e a solução dos compromissos ,levara o ser humano a se auto defender,gerando assim um gênero de personalidade.
Teoria Humanista: O grande defensor desta teoria é Carl Rogers, que expõe seu ponto de vista apontando que o individuo pode ser tudo o que quiser desde que as oportunidades sejam lhe dadas no momento certo. Para que este possa expressar o seu melhor.
Abordagem Integralista: Na visão integralista a personalidade do individuo esta ligada a um conjunto de fatores e ações distintas que terão impacto com o comportamento do mesmo.Nesse caso o conjunto de emoções,ações e reações pode afetar significativamente o comportamento e assim modificar a personalidade do individuo.
A personalidade não é algo estável, muito pelo contrario sofre pequenas ou grandes mutações constantemente,pela ação humano ou ate mesmo do ambiente.
Devemos ter a noção de que todo ser humano possui diferenças uns dos outros,não podemos fazer julgamentos do que está certo ou errado,ou do que levou cada um a agir ou pensar deste modo.Mas devemos compreender e aceitar as diferenças de personalidade e de comportamento de cada um de nos.
A percepção e concepção é a forma como nos seres humanos vemos o mundo, isso não quer dizer que o mesmo seja de tal forma.
De tal modo temos o conhecimento apenas do que nos interessa daquilo que achamos que iremos precisar e de nossas necessidades. Só mudamos nossas percepções quando sofremos ações contrarias das esperadas.Para entender o modo de percepção de cada um é necessário que analisemos cada ponto de vista.
Segundo Benjamim Whorf,a concepção esta interligada a os padrões de linguagem que determinam aquilo que o individuo percebe neste mundo e o modo como pensa a respeito do que percebe.De acordo que a percepção do ser humano não se da a partir dos acontecimentos em si,mas da forma que cada um os interpreta .A concepção vai ser gerada através de nossas vivencias,das experiências adquiridas, e dos valores obtidos,dessa forma cada um terá uma percepção completamente diferente do outro.E por esse motivo teremos inúmeras formas de ações e reações ,ate porque o ser humano é vulnerável ao erro ou a má interpretação dos acontecimentos pela falta do conhecimento mais aprofundado.
Baseado
...