Contabilidade comercial
Trabalho acadêmico: Contabilidade comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maurisantos • 16/5/2014 • Trabalho acadêmico • 1.778 Palavras (8 Páginas) • 305 Visualizações
contabilidade comercial
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..............................................................4
2 PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE..........................5
2.1 ENTIDADE.........................................................5
2.2 CONTINUIDADE...............................................5
2.3 COMPETÊNCIA...................................................6
3.0REGIME DE APURAÇÃO......................................6
3.1 CAIXA.................................................6
3.1 COMPETENCIA..................................................6
4.0 AVALIAÇÃO DE ESTOQUE.................................7
4.1 PEPS...............................................7
4.2 UEPS.............................................................7
4.3 CUSTO MEDIO PONDERADO.....................7
5.0 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS...........................8
5.1 RECONHECIMENTO DA RECEITA...................................8
5.2 DEDUÇÕES DA RECEITA......................................8
5.3 IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES............................9
6.0 OPERAÇÕES FINANCEIRAS...........................9
6.1 CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA...............................9
6.2 TAXAS EQUIVALENTES............................................9
7.0 DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS..........................................10
7.1 BALANÇO PATRIMONIAL..........................................10
7.2 DRE................................................10
8.0 TENDÊNCIAS DA CONTABILIDADE......................................10
9.0 CONCLUSÃO ......................................................11
10.0 REFERÊNCIAS ............................................11
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento deste trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da Contabilidade Comercial.
Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizaremos de estudos, literaturas e práticas vivenciadas, instruções dos professores, pretendendo mostrar a forma adequada de gerar as informações para os usuários.
Os profissionais responsáveis pela contabilidade precisam saber que a Contabilidade é um setor das ciências de administração que cuida da classificação, registro e análise de todas as transações realizadas por uma empresa ou órgão público, permitindo dessa forma uma constante avaliação da situação econômico-financeira.
2– PRINCIPÍOS DA CONTABILIDADE:
2.1- Entidade:
O principio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes independente de pertencer a uma pessoa ou conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Seguindo esse princípio o patrimônio da empresa não se confunde com o de seus sócios ou proprietários.
Portanto a contabilidade da empresa registra apenas os atos e fatos que se refiram ao patrimônio da empresa e não os relacionado com o patrimônio particular dos seus sócios. Comprova-se a eficácia do principio da entidade pelo fato de que a empresa apresenta sua declaração de renda e seus sócios apresentam cada uma sua própria declaração.
2.2- Continuidade:
A continuidade significa que a contabilidade efetua a avaliação do patrimônio e o registro de suas mutações, considerando que a entidade até evidências em contrários terá sua vida continuada ao longo do tempo, ou seja é a hipótese básica de que a entidade cujo patrimônio esta sendo contabilizada e não esta destinada a qualquer forma de extinção, mas sim continuar operando por tempo indeterminado. Se não fosse a continuidade não seria possível ter-se um ativo diferido ou uma parte das despesas antecipadas ou ainda o imobilizado registrado pelo valor da aquisição.
Assim podemos verificar que o princípio da continuidade é importante ele permite um efetivo confronto entre as receitas e despesas para apuração do lucro mais próximo da realidade em cada período contábil.
2.3– Competência:
A competência é o principio contábil que deve ser na prática estendido a qualquer alteração patrimonial independente de sua natureza e origem, ela estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformá-lo em um elemento modificador do patrimônio liquido. Por este principio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado no período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem independentemente de recebimento ou pagamento.
3.0- REGIME DE APURAÇÃO:
* Caixa;
* Competência;
3.1- Caixa:
Na apuração do resultado do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e receitas recebidas no respectivo exercício independente da data de ocorrência dos seus fatos geradores. Nesse exercício somente entrarão na apuração dos resultados as receitas e despesas que passarão pelo caixa.
3.1- Competência:
No regime de competência serão consideradas nas apurações
...